Nesta terça-feira (3), o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2022 apresentou o emblema oficial do torneio, num evento que começou às 20h22min pelo horário local de Doha, capital do Qatar. Milhares de espectadores puderam assistir a uma projeção sincronizada da logomarca em vários dos edifícios mais emblemáticos do país, incluindo o Burj Doha, o Katara Anfiteatro da Vila Cultural, o Ministério do Interior, o Souq Waqif e Msheireb, e o Al Zubarah Fort, considerado patrimônio mundial da Unesco.

LEIA MAIS: YouTube exibirá Eliminatórias Africanas para Copa de 2022

Segundo o comitê, a marca representa, em suas curvas, as ondulações das dunas do deserto. Já o símbolo do infinito, que remete ao número 8, é referente aos oito estádios erguidos para o Mundial. Por último, a forma central do emblema se inspira em um xale de lã tradicional. Durante os meses de inverno, os xales são usados ​​por todo o mundo e, na região árabe e do Golfo, em particular, por pessoas de vários estilos.

Foto: Divulgação / Fifa

A peça de inverno de inspiração regional também alude às datas de início do torneio e ao fato de ser a primeira Copa do Mundo da Fifa que será disputada entre novembro e dezembro. O calor nos meses de junho e julho é muito forte na região, o que inviabilizou a realização nos meses em que normalmente o Mundial acontece.

Para celebrar o lançamento, diversas cidades no mundo também expuseram a logomarca em locais turísticos, assim como ex-atletas como Kaká e Ronaldo divulgaram o vídeo nas redes sociais.

O Mundial do Qatar será o 22º da história do futebol mundial. O jogo de abertura está marcado para o Lusail Stadium no dia 21 de novembro de 2022. A final será no mesmo estádio, no dia 18 de dezembro.


Notícia Fifa Copa do Mundo Qatar 2022 logomarca emblema marketing