Em novembro do ano passado, a Máquina do Esporte revelou que a Fórmula 1 passaria a ter uma prova no Vietnã em 2020. No final de agosto deste ano, o calendário oficial da categoria para o ano que vem foi apresentado e lá está o país do Sudeste Asiático com sua etapa marcada para 5 de abril. A consequência disso tudo é que o mercado já está começando a aquecer por lá.

LEIA MAIS: Fórmula 1 confirma Grande Prêmio do Vietnã em 2020

LEIA MAIS: Com Vietnã e Holanda, temporada 2020 da F1 terá 22 corridas

Nesta terça-feira (15), a VinFast, startup do setor automotivo fundada em 2017 e que faz parte do Vingroup, maior empresa privada do Vietnã, foi anunciada como dona do title sponsor do GP no país. Dessa forma, a prova inédita será chamada de "Grande Prêmio VinFast do Vietnã de Fórmula 1" em 2020.   

Pelo contrato, a empresa também será responsável por projetar os troféus que serão entregues aos três ocupantes do pódio e ainda ao representante da escuderia que sair vencedora da corrida.

Foto: Reprodução / Twitter (@F1VietnamGP)

Com o acordo, a VinFast será a empresa mais jovem a possuir o title sponsor de uma etapa da F1 na história. Multinacionais como DHL, Heineken, Petronas, Pirelli e Rolex também possuem este tipo de propriedade em algumas provas durante o ano.

"É uma chance para a VinFast, uma fabricante de automóveis vietnamita, ficar ao lado de outras empresas líderes em um evento esportivo de elite. A marca será popularizada amplamente para espectadores em mais de 200 países e territórios por meio de transmissões ao vivo e diferentes tipos de mídia", celebrou Nguyễn Việt Quang, diretor geral da VinFast.

"Estamos muito satisfeitos em receber a VinFast como patrocinadora de título do primeiro Grande Prêmio do Vietnã. É uma empresa jovem, dinâmica e ambiciosa, qualidades que a tornam uma parceira ideal para desenvolver nosso esporte no Vietnã. Para nós, o Grande Prêmio VinFast do Vietnã de Fórmula 1 é um dos pilares da nossa visão de longo prazo para o futuro, porque, desde que nos envolvemos nesse esporte em 2017, conversamos sobre o desenvolvimento de novas cidades de destino para ampliar o apelo da Fórmula 1 ao mesmo tempo em que consolidamos nossa presença na Europa, a casa mais tradicional do esporte", afirmou Chase Carey, presidente e CEO da Fórmula 1.

O primeiro Grande Prêmio do Vietnã será realizado no dia 5 de abril de 2020, em um circuito de rua temporário, que terá inclusive uma parte construída apenas para a prova na capital Hanói. O Vietnã será o terceiro país do Sudeste Asiático a sediar uma corrida de Fórmula 1, após Malásia (que já deixou o calendário) e Singapura.


Notícia Fórmula 1 F1 GP do Vietnã VinFast Vingroup title sponsor patrocínio marketing mercado estratégia