A Uefa divulgou neste domingo (24) a mascote oficial da Euro 2020. Batizado de Skillzy, a mascote é bem diferente do que normalmente se vê, já que é um menino vestido com uma roupa própria de quem pratica futebol freestyle. Essa, inclusive, é a temática de um concurso que promete unir ainda mais os torcedores à competição.

No lançamento, estiveram ao lado de Skillzy dois dos maiores freestylers da atualidade, a britânica Liv Cooke e o norueguês Tobias Becs. Os dois serão jurados de um concurso que vai eleger dois freestylers (uma mulher e um homem) como embaixadores em cada uma das 12 sedes do torneio que será realizado no ano que vem.

Foto: Divulgação / Uefa

A Euro 2020 será a primeira da história a ter tantas sedes de jogos. Foram escolhidas pela Uefa cidades em 12 países diferentes: Amsterdã (Holanda), Baku (Azerbaijão), Bilbao (Espanha), Bucareste (Romênia), Budapeste (Hungria), Copenhagen (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Glasgow (Escócia), Londres (Inglaterra), Munique (Alemanha), Roma (Itália) e São Petersburgo (Rússia).

Para participar, os interessados que vivem nos 12 países anfitriões precisam gravar um vídeo em que mostrem suas habilidades no futebol freestyle, mas sem esquecer de divulgar a cidade que representam. Os 24 vencedores serão nomeados embaixadores da Euro 2020.

"Ser capaz de transmitir a beleza do futebol 'freestyle, de rua e panna' aos adeptos do futebol em toda a Europa é uma oportunidade muito especial. Seja num parque ou num cenário mundial, seja futebol ou freestyle, o mais importante é nos expressarmos com uma bola nos pés", afirmou Liv Cooke.

"A Euro 2020 será um dos maiores eventos esportivos da história e a participação da cultura 'freestyle' só irá melhorar ainda mais o espetáculo, garantindo que existe algo para todos. Sinto que será um momento de partilha bastante emocionante", acrescentou Tobias Becs.

O lançamento da mascote e do concurso aconteceram junto do início das Eliminatórias para o torneio mais importante do futebol europeu, que também tiveram início neste final de semana por todo o continente. A Euro 2020 será disputada entre 12 de junho e 12 de julho do ano que vem.


Notícia Euro 2020 Skillzy mascote concurso futebol freestyle marketing estratégia gestão Uefa