A Deutsche Fussball Liga (DFL), órgão que organiza as disputas da Bundesliga e da Bundesliga 2 (as duas principais divisões do futebol alemão), anunciou nesta quinta-feira (20) que fechou um acordo com a EA Sports. Dessa forma, nesta temporada, pela primeira vez, os clubes do país terão a oportunidade de competir pelo título de campeão alemão dos e-Sports.

Schalke 04 é um dos clubes alemães que possui equipe nos e-Sports. Foto: Reprodução

De acordo com a DFL, o desenvolvimento geral positivo dos e-Sports nos anos anteriores ​​levou a conversas entre os dirigentes dos clubes e também os da entidade em que se chegou à conclusão da relevância estratégica dos jogos eletrônicos para o crescimento da Bundesliga no contexto atual. Até o momento, 11 clubes entre Bundesliga e Bundesliga 2 têm jogadores para representá-los em um nível considerado competitivo.

Vale lembrar que, em 2012, a Bundesliga foi a primeira grande liga de futebol profissional a lançar uma competição de e-Sports: a Virtual Bundesliga (VBL). Até hoje, a VBL ainda é a única competição de uma liga esportiva profissional diretamente integrada ao jogo EA Sports da Fifa. Em 2018, mais de 150 mil jogadores disputam o torneio, o que mostra o tamanho da sua popularidade.

Leia Mais: De olho nas Américas, Bundesliga abrirá escritório em Nova York

Leia Mais: Uefa quer torneio de e-Sports para Euro 2020

“Os e-Sports não são muito populares apenas entre as gerações mais jovens. Os jogos eletrônicos tornaram-se quase parte do cotidiano e da cultura na Alemanha e muito além. Com isso como pano de fundo, é uma decisão acertada que os clubes e a DFL expandam ainda mais seu engajamento nessa área. É uma questão de moldar o futuro e responder às mudanças no consumo de mídia e lazer nesta era digital”, declarou Christian Seifert, CEO da DFL.


Notícia Bundesliga DFL e-Sports EA Sports mídia mercado marketing era digital VBL