Sem surpresa: futebol domina programação esportiva do Brasil

Sem surpresa: futebol domina programação esportiva do Brasil

A Informídia, empresa especializada em pesquisas sobre retorno de mídia no esporte, divulgou um de seus estudos sobre o quanto de espaço cada modalidade esportiva possui na televisão brasileira. Como não poderia ser diferente, o futebol ocupa a maior faixa, com uma porcentagem que ultrapassa os 65% considerando apenas a programação esportiva.  

A conta foi feita durante o ano de 2010, e a pesquisa foi realizada com todos os canais abertos, além de Sportv, ESPN e BandSports. O número explicita a preferência dos veículos nacionais pela modalidade que é a mais popular do Brasil. Foram mais de 24 mil horas de futebol durante ano.

O segundo lugar, no entanto, não acompanha o gosto dos brasileiros. Em vez do vôlei, que ficou em terceiro, quem ocupa a posição é o tênis, modalidade turbinada pela atenção extensa dada nas emissoras fechadas em todos os anos. Só nesta semana, por exemplo, a BandSport transmite o WTA de Bruxelas, o Sportv teve o Masters 1000 de Roma e a ESPN ficou com o Torneio de Nice.

Dessa maneira, o tênis ficou com 6,5% da programação esportiva em 2010. Vôlei, automobilismo e basquete ocupam as próximas posições. As quatro modalidades foram as únicas – fora o futebol – que tiveram mais de mil horas de transmissão; o tênis teve 2370. Juntas, somam quase 20% da grade esportiva.

Uma curiosidade de 2010 está no décimo lugar, os esportes de inverno. A categoria inclui esportes pouco populares como o esqui, o curling e o luge. Sua aparição em um ranking brasileiro se justifica pelas transmissões dos Jogos Olímpicos de Inverno pela rede Record e pela Sportv.

2010 - Ranking por Tempo

Posição

TOTAL

% Total

Futebol

65,8%

Tênis

6,5%

Vôlei

4,5%

Automobilismo

4,4%

Basquete

3,9%

Artes Marciais/Lutas

1,8%

Motociclismo

1,4%

Atletismo

1,3%

Futsal

1,1%

10º

Esportes de Inverno

1,1%

Fonte: Informídia

Outra pesquisa que a Informídia realizou se refere ao valor de exposição que cada uma dessas modalidades alcançou. A medida é feita com o preço do espaço de mídia em que o esporte foi transmitido. Como o número é alcançado com a soma de todo o tempo em que a modalidade esteve no ar, o valor bruto é exorbitante e pouco significante; o mais relevante é a porcentagem obtida.

Nesse caso, mais uma vez o futebol esteve na frente, com 77,2% do valor total. Na segunda colocação há uma troca de posição. O vôlei assume o posto com 6,1%, o que mostra que, apesar de ser menos exibido, sua transmissão vale mais do que a de tênis, que ficou apenas em quarto lugar com 2,6%.

2010 - Ranking por Valor

Posição

ESPORTE

% Total

Futebol

77,2%

Vôlei

6,1%

Automobilismo

4,5%

Tênis

2,6%

Basquete

1,5%

Artes Marciais/Lutas

1,3%

Atletismo

0,8%

Futsal

0,7%

Esportes Aquáticos

0,6%

10º

Esportes de Inverno

0,6%

Fonte: Informídia


Notícia Informidia Mídia