As plataformas digitais se consolidaram em 2019 como meio de fazer dinheiro. O futebol finalmente entendeu que mais do que ter presença digital, é preciso gerar receita. Isso contribuiu para que cases desse esporte dominassem as indicações nas categorias Ação Digital e Ação Mais Ousada.

Em AÇÃO DIGITAL, a campanha Associa Vasco, realizada no final de novembro, tornou-se case obrigatório. A partir de uma ação promocional de Black Friday, o Vasco viu quintuplicar o número de sócios-torcedores, numa grande mobilização via redes sociais. O esforço digital do Lançamento da camisa 3 do Santos também ganha destaque. O alvinegro praiano criou uma websérie relembrando os atletas negros no clube para alavancar o modelo todo preto da camisa. Já o terceiro representante do futebol é a Transmissão internacional do Flamengo. O clube usou seus canais no Facebook e YouTube para transmitir para fora do país os jogos da vitoriosa campanha do título brasileiro, atendendo o torcedor no exterior. Os outros dois destaques vão para o Projeto Multiplataforma do NBB, que em seu segundo ano ganhou o reforço do DAZN e fez com que a liga de basquete fosse a primeira a ter todos os jogos transmitidos para o torcedor. Na mesma onda, o Lançamento do PPV da Superliga por meio da plataforma de streaming TV N Sports fez com que o vôlei também pudesse atender o torcedor sem depender da TV.

Na categoria AÇÃO MAIS OUSADA, a Fórmula 1 foi a "intrusa" num meio dominado pelo futebol. A campanha "Obrigado, Senna" da Heineken, que trouxe ao Brasil os carros pilotados por Ayrton Senna na Fórmula 1, levou milhares de fãs ao Obelisco do Ibirapuera numa manhã de sábado uma semana antes do GP Brasil. Já o Lançamento do DAZN no mês de março trouxe para o país um novo player no mercado de mídia, mexendo com diversos direitos de transmissão. Outra ação de impacto foi a Compra do Bragantino pela Red Bull, que ajudou a levar o time paulista de novo para a Série A do Brasileirão. O lançamento da Camisa manchada do Bahia, em alusão ao vazamento de petróleo nas praias do Nordeste, também foi outra iniciativa que causou repercussão, bem como o anúncio do Patrocínio da Uber ao Futebol Feminino, feito por meio de uma provocação com uma faixa exposta na torcida do Santos durante o clássico com o Corinthians pelo masculino.

As votações serão feitas no site da Máquina do Esporte a partir de sexta-feira. Na quinta-feira, divulgaremos os finalistas em Ação Social e Ativação de Patrocínio.


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