A pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo, a CBF fechou um acordo da seleção brasileira com a STATSports, pelo qual a empresa, sediada na Irlanda do Norte, será a responsável por fornecer dados de monitoramento e desempenho dos jogadores brasileiros na Rússia.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Os atletas vão utilizar dispositivos de rastreamento Apex GPS durante a vigência do contrato, que não teve sua duração nem os valores oficiais divulgados. A tecnologia vai acompanhar o desempenho de cada jogador durante os treinamentos e jogos para dar um feedback direto e em tempo real para toda a comissão técnica. Os dispositivos medem distância percorrida, velocidade e aceleração, além de registrar níveis de fadiga para diminuir o risco de lesões.

“O desempenho físico tornou-se um fator chave para alcançar o sucesso no futebol, e o rastreamento GPS habilitado pelos equipamentos da STATSports é uma referência neste mercado global. Estamos confiantes de que esta parceria será de extrema importância para os esforços realizados pela comissão técnica da seleção brasileira”, afirmou Gilberto Ratto, diretor de marketing da CBF.

“Este acordo com a CBF é enorme para a STATSports. O Brasil é uma marca icônica do futebol mundial, com uma rica história de sucesso. A CBF trocar de provedor de monitoramento de desempenho neste estágio de preparação para uma Copa do Mundo é uma decisão enorme e ilustra a excelência do sistema Apex, que é usado por dezenas de nações líderes do futebol internacional”, declarou o cofundador e diretor operacional da STATSports, Sean O'Connor.

O anúncio ocorre pouco depois de a empresa ter fechado um contrato bilionário com a Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF), cujo valor pode chegar a US$ 1,5 bilhão, mesmo com os norte-americanos fora do Mundial por não terem se classificado nas Eliminatórias.

Entre as 32 seleções que vão estar na Rússia, a STATSports já tem acordo com um quarto delas. Além do Brasil, o time fica completo com Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Marrocos, Polônia e Portugal. Os recursos também são adotados em grandes campeonatos pelo mundo, como Premier League, LaLiga, Lega Serie A, MLS, NFL, NBA, NHL e Rugby Union.


Notícia CBF STATSports Apex GPS rastreamento monitoramento estatísticas dados desempenho seleção brasileira