Conhecida como fabricante de bolas de basquete, apesar de também produzir utensílios para outros esportes (como vôlei, futebol e softbol), a empresa americana Spalding decidiu remodelar a principal linha de bolas da marca, batizada de TF. O novo produto, a bola TF Elite, no entanto, será utilizado e comercializado apenas na América Latina.

A mudança mais visível para os fãs está na cor. Tradicionalmente com predomínio do laranja, a bola passará a ter também o destaque da cor preta, além de canaletas e escrita em dourado. Para o mercado brasileiro, ainda há outro diferencial: a estampa do logotipo da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), além do selo de aprovação da entidade.

Tecnicamente, a bola traz mais tecnologia, com revestimentos de microfibra e canaletas que proporcionam melhor manuseio e melhor aderência. O peso é de 650g para o masculino e 560g para o feminino. 

Foto: Divulgação / Spalding

"A Spalding sempre teve em sua veia, desde o início de sua história, a inovação como guia. A marca, que já patrocina algumas das maiores competições do mundo, como a NBA e a Euroliga, enxergou na América Latina um mercado promissor. Nada mais justo do que ter uma bola exclusiva para homenagear o público brasileiro", comentou Taynara Diniz, gerente de marketing da First Sports, empresa distribuidora exclusiva da marca no país.

"A Spalding sempre apresentou produtos de qualidade e que engrandecem o basquete. As bolas que levam a marca e a chancela da CBB mantêm essa excelência e auxiliam no desenvolvimento da modalidade no território nacional", afirmou Guy Peixoto Jr., presidente da CBB.

De acordo com a Spalding, a nova linha será lançada em duas versões: basquete tradicional e basquete 3x3, também de cara nova. Feita com microfibra e de tamanho 6, a TF 33, do mais novo esporte do programa olímpico, pesa 650g e surge nas cores amarelo e azul.

Vale lembrar que a marca fabrica a bola oficial da NBA desde 1983 e também é fornecedora das tabelas oficiais da liga americana de basquete. Além disso, ainda patrocina alguns atletas de destaque, como Chris Paul, (Oklahoma City Thunder), Damian Lillard (Portland Trail Blazers), Demar Derozan (San Antonio Spurs) e Matthew Dellavedova (Cleveland Cavaliers). A empresa americana ainda é parceira da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).  


Notícia Spalding América Latina mercado latino-americano estratégia marketing patrocínio gestão bola basquete TF Elite