O grupo DAZN decidiu adotar uma tática diferente para crescer no Brasil. Enquanto no restante do mundo a empresa chegou a novos mercados operando exclusivamente no streaming, no Brasil a decisão foi se unir a uma emissora de TV aberta para primeiro se firmar no país. Nesta segunda-feira (11), foi anunciada uma parceria com a RedeTV! para exibir os jogos da Copa Sul-Americana de 2019 e, também, do Campeonato Italiano até a temporada 2019/2020. 

A decisão fará com que o DAZN adie o início das transmissões exclusivas de jogos de grandes clubes no país. Na próxima quinta-feira (14), a RedeTV! e os canais do DAZN no Facebook e no YouTube exibirão o duelo entre Corinthians e Racing (ARG), que marca a estreia da equipe brasileira na Copa Sul-Americana.

Foto: Reprodução

Segundo a Máquina do Esporte apurou, a decisão de se unir à RedeTV! se deu por dois motivos principais. O primeiro é ainda o incipiente mercado de streaming no país. Como não há uma qualidade tão boa de banda larga em todo o Brasil e, também, as pessoas não estão acostumadas ao serviço, o DAZN teme que tenha de lidar com muitas reclamações de usuários. Atualmente, o serviço tem testado uma versão beta com algumas pessoas para validar o serviço que virá ao Brasil.

O segundo motivo é a própria estratégia de divulgação da plataforma. O DAZN já tem usado seus canais no Facebook e no YouTube para transmitir jogos dos campeonatos Francês e Italiano e, assim, tornar a marca mais próxima do público. Agora, com a presença de times brasileiros na Sul-Americana, a empresa preferiu se aliar à RedeTV! para ampliar a divulgação de seus serviços e, de quebra, conseguir algum faturamento enquanto o serviço pago de transmissão não é lançado.

LEIA MAIS: Análise: Pagar por conteúdo ainda é raridade

O acordo fará com que a emissora de TV aberta seja uma espécie de "hospedeira" da transmissão do DAZN. Toda a jornada será feita por profissionais da empresa de streaming, que ainda comandará o período do intervalo do jogo. Além de receber o conteúdo gratuitamente, a RedeTV! dividirá os lucros de eventuais vendas de pacotes comerciais. Como existem diversos times grandes do país na disputa da Sul-Americana, a expectativa é de que a operação seja lucrativa.

LEIA MAIS: RedeTV! fecha acordo com DAZN e terá Sul-Americana e Italiano

O negócio com o DAZN ampliará a oferta de conteúdo de futebol da RedeTV!. A emissora, que já detinha uma partida aos sábados, às 14h30, da Premier League, a liga inglesa, num acordo de sublicenciamento com a ESPN, agora também passará a transmitir no sábado, às 16h30, uma partida do Campeonato Italiano. Os jogos da Sul-Americana serão exibidos às quartas ou quintas-feiras, sempre às 21h30. 

Em comunicado, a RedeTV! considerou o acordo um "marco" na história da emissora, que se consolida como "um dos principais players na área esportiva" do país.


Notícia DAZN RedeTV! Copa Sul-Americana Campeonato Italiano mídia transmissão sublicenciamento streaming TV aberta estratégia mercado