A empolgação generalizada da torcida do São Paulo por conta das estreias de Daniel Alves e Juanfran levou mais de 47,7 mil espectadores ao Estádio do Morumbi para o duelo contra o Ceará, mesmo com ingressos inflacionados pela diretoria. No entanto, o entusiasmo não se traduziu em uma audiência maior na TV Globo.

Apesar da vitória por 1 a 0, com gol do próprio Daniel Alves, o jogo alcançou 23 pontos no Ibope em SP, com 41% de participação dos televisores ligados no horário. Nos dois outros jogos do tricolor paulista transmitidos pela Globo no mesmo horário neste Brasileirão, foram 23,5 pontos e 41% de participação no empate por 1 a 1 diante do Flamengo, e 24 pontos e 39% de participação no empate contra o Cruzeiro também por 1 a 1.

Foto: Reprodução / Twitter (@SaoPauloFC)

Para se ter uma ideia de como a média do São Paulo no Brasileirão tem sido essa, na partida diante do Goiás, com vitória são-paulina por 2 a 1, realizada em uma quarta-feira à noite, dia e horário que costumam dar até mais audiência, foram 22 pontos, com 37% de participação.

Também é verdade, no entanto, que o domingo à tarde tem mantido essa média em SP, independentemente de quem joga. Corinthians x CSA alcançou 23 pontos, um ponto a mais que Palmeiras x Bahia. O número que destoou foi o de Santos x Avaí, com apenas 19 pontos.

O único jogo que fez crescer a audiência foi o clássico entre Corinthians e Palmeiras, que bateu 36 pontos de audiência, com 51% de participação. Coincidentemente ou não, o jogo foi disputado às 19h

No RJ, a transmissão da derrota do Fluminense para o CSA por 1 a 0 em pleno Maracanã, que culminou na queda do técnico Fernando Diniz, derrubou a audiência. Foram apenas 19 pontos, com 39% de participação dos televisores ligados no horário.

Segundo a medição do Ibope, cada ponto de audiência medido equivale a 73.015 residências (ou 200.766 pessoas) na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 46.175 residências (ou 118.440 telespectadores).


Notícia São Paulo Dani Alves Daniel Alves Ceará Globo audiência mídia televisão Brasileirão