Fundada em 1936, a Cosan, empresa brasileira especializada em setores como energia, logística e infraestrutura, lançou nesta terça-feira (12), em um evento em São Paulo, sua primeira campanha publicitária após 83 anos de existência. Para dar maior visibilidade à marca, a companhia quer se tornar a maior patrocinadora de corridas de rua do Brasil.

Criada pela N Ideias, do publicitário Nizan Guanaes, em parceria com a Loures Consultoria, a campanha foi batizada de "Eu sonho e corro atrás". Após a decisão de usar o esporte como mote de comunicação, a escolha pela corrida de rua se deu por ser um esporte praticado por mais de 4 milhões de brasileiros, acessível a todos e eclético, com todo tipo de adeptos.

Foto: Divulgação / Cosan

"A corrida de rua é o grande esporte silencioso que está tomando conta do mundo. No Brasil, apesar do crescimento, a ativação das grandes marcas que estão no segmento ainda é muito amadora. E quem não está, não está por pura desatenção com esse esporte que está engolindo tudo que vê pela frente", disse Nizan Guanaes.

E a entrada no mundo da corrida de rua será agressiva. Em 2019, a Cosan patrocinará mais de 110 provas espalhadas pelo Brasil. Ao todo, serão mais de 1.400 km de asfalto e 400 mil atletas impactados. O investimento é todo da empresa, que preferiu não divulgar os valores envolvidos. O que divulgou, no entanto, é que, assim como existem contratos de um ano, também há os assinados de três a cinco anos, provando que a ideia é patrocinar o esporte a médio e longo prazo.

"A prática da corrida está relacionada a habilidades de planejamento, performance, excelência, disciplina, resiliência e determinação, justamente as características que levaram a Cosan a se tornar um conglomerado com forte contribuição para o desenvolvimento da infraestrutura do país, com um time que diariamente sonha e corre atrás dos melhores resultados", afirmou Marcos Lutz, diretor-presidente da Cosan.

Foto: Divulgação / Cosan

Atualmente, a empresa controla a Comgás, maior distribuidora de gás natural do país; a Rumo, maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina; a Moove, líder na fabricação de lubrificantes de alta performance; e a Raízen, licenciada da Shell no Brasil, maior distribuidora privada de combustíveis do Brasil e líder mundial na produção de açúcar e etanol.

Internamente, a ideia é usar os patrocínios como motivação para os cerca de 40 mil funcionários da companhia, para que sonhem e corram atrás dos objetivos. Já externamente, a meta é usar as corridas para expor todas as marcas da empresa.

Na lista de provas abraçadas pela Cosan estão gigantes que são televisionadas como a São Silvestre, as Maratonas e Meias-Maratonas de SP e RJ, e a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Além delas, o patrocínio ainda estará presente nos circuitos Run Cities, Santander Track&Field Run Series e Athenas, Maratonas de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), Tribuna de Santos (SP) e também nas versões paulista e carioca da WRun, Venus 15K e Mulher Maravilha, entre outras.

A divulgação será feita com cinco filmes, dois deles da Cosan como um todo, e outros três focando na Raízen, Comgás e Rumo. A campanha será veiculada em TV aberta (Globo e Band), TV fechada, mídias digitais, redes sociais, jornais impressos e ainda mídia exterior (metrôs, pontos de ônibus, elevadores, etc.) nas principais capitais do país.


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