Um acordo entre Corinthians e Athletico-PR fez com que o duelo entre os dois times, nesta quinta-feira (10), ganhasse pela primeira vez uma transmissão de uma partida do Campeonato Brasileiro para o exterior via streaming. Na plataforma TV Corinthians e no canal do Athletico-PR pelo YouTube, o jogo foi transmitido ao vivo, numa iniciativa que deve se repetir em outras partidas.

LEIA MAIS: Análise: O patrocínio morreu, mas passa bem

Os dois clubes utilizaram o sinal gerado pela Globo, que transmitiu a partida pelo site Globoesporte.com, para proporcionar a transmissão no exterior. O objetivo da ação, naturalmente, foi buscar o torcedor dos times fora do país para ver a partida.

Segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte, o Corinthians quer fazer esse tipo de negociação com outros clubes para que os jogos sejam transmitidos por meio de suas próprias plataformas, mas com o sinal rodando apenas no exterior. A ideia, com isso, é aumentar o número de cadastros na TV Corinthians, projeto do clube em parceria com a TV NSports. A plataforma é a principal aposta corintiana para criar um centro de serviços prestados para o torcedor.

Foto: Daniel Augusto Jr.

A transmissão própria para o exterior é uma iniciativa que tem sido adotada pelos clubes brasileiros este ano pela ausência de um acordo internacional para a negociação desses direitos. O Flamengo foi o primeiro a adotar essa estratégia. Inicialmente, o clube fechou um acordo com o Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol, interessado em mostrar o time que é comandado pelo português Jorge Jesus. Desde a partida contra o São Paulo que os jogos do time vão para a TV portuguesa. Além disso, o clube passou a abrir o sinal em suas partidas no Facebook e no YouTube, plataformas que têm crescido bastante.

LEIA MAIS: Canal 11, de Portugal, faz acordo pontual com Flamengo

Em todos os casos, porém, para as transmissões serem liberadas para o exterior, precisam da anuência dos dois clubes participantes do jogo. Até agora, só Flamengo e Corinthians buscaram outros times para propor a exibição para fora.

Além da ação inédita para o mercado externo, o duelo entre os dois times também foi transmitido com exclusividade e de forma gratuita por streaming pela Globo em seu site. A transmissão, a primeira envolvendo o Corinthians, enfrentou alguns problemas de instabilidade, com os torcedores não conseguindo entrar no sistema, gerando reclamações nas redes sociais.

A outra vez que a Globo fez essa experiência de ter um jogo exclusivo no site foi no duelo Grêmio x Athletico-PR, no dia 24 de agosto, um sábado. À época, a partida chegou a cerca de 500 mil espectadores simultâneos e não apresentou qualquer oscilação no sinal.

Em outros casos, o jogo teve algum tipo de transmissão pela TV, seja na aberta, na paga ou no pay-per-view.


Notícia Corinthians Athletico-PR streaming mídia transmissão estratégia mercado exterior Globoesporte.com YouTube TV Corinthians