Encerradas as primeiras fases da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Federação Paulista de Futebol (FPF) colhe os números do período em que o streaming foi um dos meios para assistir ao torneio. E, como era esperado, a maior estrutura criada para dar cobertura aos jogos rendeu um recorde.

Com exclusividade para a Máquina do Esporte, a Federação Paulista de Futebol anunciou que os jogos transmitidos pela FPF TV, com o canal digital da entidade no Mycujoo, passaram a marca de 2 milhões de visualizações.

A partir de agora, com as oitavas de final do torneio, a federação deixa de fazer a cobertura por streaming. Nessa fase da competição, as transmissões ficarão a cargo do SporTV e da ESPN, que exibiram as principais partidas do torneio até o momento.

Foto: Reprodução / Twitter (@SaoPauloFC)

O número recorde já era esperado porque a federação investiu em peso na transmissão da Copa São Paulo. Em 2018, a entidade já havia focado na tecnologia para distribuir o torneio, com a exibição de mais de cem partidas pelas plataformas oficiais. Nesta temporada, no entanto, os avanços foram ainda maiores.

Até a terceira fase do torneio, foram 156 transmissões por streaming, dos 240 jogos disputados. Se forem consideradas as exibições feitas pela televisão, apenas 16 partidas ficaram sem nenhum tipo de cobertura ao vivo.

Em nota, a Federação Paulista exaltou toda a operação. A entidade lembrou que, em um único dia, a FPF TV chegou a fazer 43 transmissões ao vivo. Com toda a logística, a entidade pôde comemorar a 50ª Copa São Paulo com um fato em destaque: esta já é a edição do torneio mais assistida da história.

LEIA MAIS: Análise: Streaming já vale como propriedade

Nos últimos anos, o streaming virou uma das maiores apostas da FPF para promover seus torneios, especialmente as partidas com menos apelo de público. A estratégia começou em 2016, com 48 jogos transmitidos ao vivo. Já em 2018, foram mais de 500 eventos com exibição na internet; mais de um quinto deste número pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Neste ano, com o avanço sobre o torneio, o recorde final, com todas as competições da entidade, deve ser novamente batido.

A estratégia da federação tem ganhado facilidades conforme aumentam as possibilidades de tecnologia. Neste ano, por exemplo, foi fechada uma parceria com a israelense LiveU, por meio da Everstream. Com o novo método e a internet 4G, os trabalhos de produção podem ser feitos remotamente, o que torna a logística de transmissão mais barata e menos complexa.


Notícia Copa São Paulo de Futebol Júnior Federação Paulista FPF FPF TV transmissão streaming mídia recorde mercado