Apesar do aumento de políticas públicas pelo uso de bicicletas nas grandes cidades, o mercado do veículo está em um momento delicado no país. Por isso, o Grupo Claudino, dono da marca Houston, resolveu inovar para crescer no segmento.

A questão está no público-alvo das bicicletas. O mercado esteve estagnado nos últimos anos e, em 2014, chegou a se retrair em produção nacional. Por outro lado, o segmento premium chega a crescer até 30% ao ano.

Nessa conjuntura, o Grupo Claudino apresentou a marca Audax, com modelos de bicicletas que partem de R$ 1,5 mil, chegando até a R$ 45 mil em uma única unidade.

João Claudino Junior, CEO da Audax - Foto VipComm

Segundo o CEO da nova marca, João Claudino Junior, o lançamento da empresa é uma forma de se posicionar em um mercado em mutação. “A Houston não chegou a ter queda de venda, mas o mercado premium foi o que mais cresceu. Esse é um projeto de longo prazo, que teve início ainda em 2010”, contou à Máquina do Esporte.

Um dos diferenciais será o local da montagem e de parte das fabricações das bicicletas Audax. Contra a alta tributação de importados, a empresa investiu para ter uma fábrica no polo industrial de Manaus. No total, a nova empreitada consumirá R$ 80 milhões nos próximos dois anos; o grupo faturou R$ 3 bilhões no último ano, com atuação em diversos segmentos.

Modelos expostos em hotel de Araxá (MG) - Foto VipComm

Desses R$ 80 milhões investidos, R$ 10 milhões serão disponibilizados ao marketing da empresa, como intuito de divulgar a nova marca. No lançamento, houve uma amostra do que se pretende fazer. No sábado (07), a empresa usou a Copa Internacional de Mountain Bike, em Araxá (MG), para fazer um vistoso lançamento para convidados, funcionários e jornalistas.

Além de exibir a marca, um time de atletas foi apresentado. Ciclistas profissionais e eventos de relacionamento devem ser a tônica da estratégia de marketing da Audax. “Nós podíamos esperar mais dois meses e lançar a marca com pronta entrega. Mas não existem, em nível nacional, outros eventos dessa magnitude”, completou Júnior, em referência à  Copa Internacional de Mountain Bike. 

* O repórter viajou a convite do Grupo Claudino


Notícia Bicicleta Marketing Gestão Patrocínio