O Curso de Verão da Máquina do Esporte será realizado nos próximos dias 15 e 16 de março, no Allianz Parque, em São Paulo. Com o objetivo de trazer para os alunos a vivência da prática no cotidiano do esporte, o corpo docente será formado por profissionais que atuam na indústria há alguns anos. Veja agora quem são os palestrantes e os temas que cada um abordará durante os dois dias de evento.

Erich Beting (Panorama do mercado esportivo)
Graduado em jornalismo pela PUC-SP, Erich Beting é especializado em gestão do esporte e, desde 2004, atua com o jornalismo na área de negócios do esporte. Fundou a Máquina do Esporte e já trabalhou como comentarista de marketing esportivo em veículos como Sportv, UOL e BandSports. Atua como consultor de comunicação e marketing, além de ter dado aula nos principais cursos sobre a área nos últimos dez anos. Beting falará sobre o mercado de esportes no Brasil, as mudanças provocadas pela entrada de novos players, como DAZN e Turner, as oportunidades na área e como a indústria deve caminhar nos próximos anos. 

Bruno Ranieri (Ativação de Patrocínio)
Profissional com 10 anos de experiência em marketing esportivo, especializado em gestão e ativação de patrocínios no esporte. Trabalhou com os mais importantes players do mercado na última década entre clubes, confederações e empresas, atendendo marcas como Ambev, Coca-Cola, Fiat, Toyota, Batavo e Suvinil. Em 2014, liderou a ativação do patrocínio da Hyundai na Copa do Mundo; Coordenou as ativações da Bridgestone nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, como top sponsor do Comitê Olímpico Internacional. Foi ainda responsável pela gestão e ativação do patrocínio da Bridgestone na Copa Libertadores, entre 2015 e 2017, como Title Sponsor e patrocinador oficial em 2018. O trabalho de ativação na Libertadores de 2017 acabou premiado como "A melhor comunicação de patrocínio do ano" pela Máquina do Esporte. Bruno passará um pouco da experiência que viveu com essas ativações realizadas nas empresas em que trabalhou, mostrando como uma empresa pode potencializar o alcance de um patrocínio.

Arnaldo Hase (Produção de Conteúdo no Esporte)
Arnaldo Hase, 42 anos, é jornalista e diretor-executivo das empresas Soccer Media e Mediasports. Como gerente de Comunicação do Santos, participou da fase mais vitoriosa do clube desde a Era Pelé, atuando na gestão de comunicação do craque Neymar e criando o conceito dos vídeos de bastidores em times de futebol.  Em 2014, criou a TV Palmeiras e a TV Goiás. Em 2015, criou a FlaTV. Em 2018, retornou como consultor à Santos TV. Ao todo, os clubes gerenciados por ele somam quase 3 milhões de inscritos e mais de 350 milhões de visualizações no Youtube, sendo que Palmeiras e Flamengo estão entre os dez maiores canais de clubes do mundo na plataforma. Como pesquisador, monitora TVs de Clube do mundo inteiro. Arnaldo mostrará como a gestão de conteúdo auxilia a entidade esportiva na aproximação dos torcedores e na geração de receitas.

Rodrigo Geammal (Inovação no Esporte)
Rodrigo atua há 15 anos como empreendedor em projetos de marketing. Criou a agência Elos Sports Marketing, que completa 12 anos de atuação em 2018, realizando importantes projetos de incremento de vendas, relacionamento e motivação de equipes. Ao longo da sua vida profissional, já atendeu empresas como Esso, Oracle, SAP, Pepsico, Electrolux, Kimberly Clark, Globosat, Fini e outras. Hoje ocupa o cargo de diretor de marketing do Mogi Basquete Helbor e de CMO do Allianz Parque Experience. Escritor do livro “O Destino do Passageiro” que conta a sua história de trabalho que iniciou aos 8 anos de idade vendendo doces nas barcas do Rio de Janeiro. No Curso de Verão, Rodrigo mostrará como o Mogi Basquete se transformou numa plataforma de inovação no esporte, trazendo a realidade virtual para aumentar a interação do clube com o torcedor.

Eduardo Oliveira (Desafios do mercado de running)
Pós graduado em administração e marketing esportivo, Eduardo também possui master em Business e Administração pela Business School SP. Atualmente, além de professor e palestrante, ele é gerente de marketing esportivo da Mizuno, tendo sido um dos responsáveis pela criação da Mizuno Uphill Marathon, primeira maratona realizada em subida no país. Autor do livro "Vá e Vença", Oliveira contará o case da Uphill, mostrando o que motivou a Mizuno a liderar a criação de uma prova única no país e que hoje é um objeto de desejo dos corredores amadores em todo o Brasil.

Fabrício Toth (Gestão de patrocínios)
Oriundo da publicidade, onde atuou em diversas agências, Fabrício Toth é gerente de atendimento aos patrocinadores do Santos Futebol Clube. Aficionado por esportes, entretenimento, publicidade e networking, Fabrício teve passagens anteriores por Flamengo (onde foi coordenador de marketing e patrocínios) e Ponte Preta (onde atuou como gerente comercial), além da agência Norte Marketing Esportivo, especializada em corridas de rua. Isso confere a ele uma visão única sobre patrocínio esportivo no país, tendo atuado nas mais diferentes pontas e entidades esportivas. Fabrício trará toda essa bagagem ao falar sobre a gestão de patrocínios. A visão de entidade esportiva, da empresa e da agência. Os melhores casos práticos dessa vivência.

As inscrições custam R$ 385,00 e podem ser parceladas em até 5x sem juros.

 


Notícia Curso da Máquina Máquina do Esporte Marketing Patrocínio Allianz Parque