Uma iniciativa de cinco clubes espanhóis caiu no gosto de torcedores que vibram com seus times na LaLiga. Alavés, Athletic Bilbao, Eibar, Osasuna e Real Sociedad concordaram em manter o preço de seus ingressos em € 25 para os jogos entre as equipes. O objetivo é facilitar a viagem para jogos fora de casa e, assim, promover o respeito entre os torcedores.

De acordo com os clubes envolvidos, a ideia é que os torcedores visitantes consigam fazer viagens rápidas aos estádios de seus adversários com preços mais acessíveis. Os torcedores das equipes participantes gostaram da iniciativa.

"Queremos criar uma excelente atmosfera em cada um dos nossos clássicos contra Real Sociedad e Alavés. Também queremos que nossos torcedores possam assistir à equipe fora de casa de um jeito que não seja tão caro", afirmou o Athletic Bilbao, em nota.

Foto: Reprodução / Twitter (@RealSociedad)

O principal objetivo da colaboração não é aumentar o público nos estádios, mas sim o desejo de incentivar uma filosofia de união, aproximando fãs de diferentes regiões para apoiar seus times.

"Fica mais fácil para os torcedores visitantes viajarem para partidas tão especiais quanto os clássicos. Além disso, as economias feitas podem incentivar os torcedores a passar mais tempo na cidade do rival, antes ou após as partidas", disse Unai Artexte, diretor de comunicações do Eibar.

"Os clássicos no País Basco são datas que os fãs marcam em seus calendários, já que existe uma rivalidade saudável entre os clubes, criando uma atmosfera única para os jogos. Acontecem encontros, almoços e atividades entre os fãs. Será bom que essa atmosfera seja vista pela TV, demonstrando a relevância, interesse e o poder de atração desses jogos", declarou Irati Lauzurica, gerente de ingressos do Alavés.

"Pode ser o início de uma série de acordos entre diferentes clubes da LaLiga, para que a presença nos estádios seja a mais alta possível, sempre priorizando os fãs", destacou a Real Sociedad, em nota.

Vale ressaltar que o Athletic Bilbao já possui um acordo semelhante com o Celta, enquanto o Osasuna tem pactos parecidos com Betis, Levante e Villarreal. Com tudo isso já acertado, o próximo passo imaginado pelos clubes é que a ideia possa se espalhar para outros clubes da primeira divisão espanhola.

"Essas medidas ajudam a mostrar que os torcedores são importantes no futebol. Temos de dar as boas-vindas a todos que querem aproveitar o esporte nos nossos estádios", concluiu Santiago Zuza, diretor de comunicação do Osasuna.


Notícia LaLiga Alavés Athletic Bilbao Eibar Osasuna Real Sociedad preço ingresso marketing estratégia gestão mercado