Uma semana de chuva forte em Brasília minou o torneio Quatro Nações de handebol, que ocorreria de sexta a domingo na capital federal e seria a última etapa de preparação da seleção feminina para o Mundial da categoria, entre os dias 5 e 20 de dezembro.

A Confederação Brasileira havia reunido Brasil, Sérvia, Argentina e Eslovênia para um torneio amistoso que servisse de preparação às equipes e, também, permitisse ações de patrocínio de Banco do Brasil, Correios e Asics, patrocinadores do time brasileiro, além de assegurar transmissão do Sportv.

Jogadoras falam à torcida após a suspensão de jogo do Brasil

Mas goteiras no ginásio Nilson Nelson alagaram parte da quadra na sexta-feira, cancelando a primeira rodada do torneio. No dia seguinte, Brasil e Eslovênia se enfrentavam, mas duas jogadoras, uma de cada time, escorregaram na quadra, e o jogo foi paralisado.

O torneio foi realocado para o ginásio da Polícia Militar, fechado para o público e sem condições de ter a transmissão pela TV. O prejuízo, no fim, foi da CBHb.

“A Confederação está extremamente chocada e triste. Não existem palavras que possam expressar o sentimento que temos. Tivemos todos os cuidados possíveis e imagináveis para trazer a Seleção campeã mundial, fizemos as adequações necessárias. Contratamos geradores para que não faltasse energia, equipe de limpeza, ambulâncias, brigadistas, instalamos um piso com as determinações da Federação Internacional. Em nenhum momento nos informaram que o ginásio tinha goteiras”, esbravejou Manoel Luiz Oliveira, presidente da CBHb.

A ex-jogadora de vôlei Leila, que é secretária de esportes de Brasília, disse que o problema foi a chuva forte que escoou pela calha, já que as goteiras tinham sido “fechadas”. Em 2011, o Mundial de patinação no Nilson Nelson foi suspenso pelo mesmo motivo.

A falta de infraestrutura dos ginásios é um problema no país. A NBA, quando faz seu amistoso de pré-temporada no Brasil, só atua no HSBC Arena, uma vez que não há outro ginásio que atenda aos padrões determinados pela liga.


Notícia Gestão Nilson Nelson CBHb Banco do Brasil Correios Asics