O calendário apertado de jogos do futebol brasileiro fará com que, neste sábado (24), pela primeira vez, uma partida do Campeonato Brasileiro seja transmitida exclusivamente pela internet. Na noite desta quarta-feira (21), a Globo confirmou que o duelo entre Grêmio x Athletico-PR, válido pela 16ª rodada do campeonato e que será disputado no sábado (24), será exibido pelo site Globoesporte.com. 

A situação inédita foi provocada por alguns fatores. O primeiro é a necessidade de o Grêmio atuar no sábado (24), já que na terça-feira (27) o time volta a entrar em campo, desta vez pela Copa Libertadores, para enfrentar o Palmeiras. Como o Athletico-PR só vendeu para a Globo os direitos de transmissão do Brasileirão em plataforma aberta, esse jogo só poderia ser transmitido gratuitamente para o público. E, aí, entra o terceiro fator que levou o jogo para a internet. Com a partida no sábado (24), a Globo não quer alterar sua grade de programação nacionalmente. Assim, decidiu que vai mostrar a partida para todo o Brasil, mas apenas pelo site Globoesporte.com.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

Essa é a segunda vez que uma confluência de fatores força a Globo a fazer alguma modificação nas transmissões do futebol. A outra foi há algumas semanas, quando os jogos do domingo foram transmitidos às 19h na TV aberta por conta do impedimento legal de o Corinthians entrar em campo antes desse horário. Essa alteração auxiliou a emissora, que teve bons índices de audiência com o jogo mais tarde, especialmente na exibição do Fantástico, que ocorreu logo após a partida.

A transmissão de jogos pelo site é uma das novidades implementadas este ano pela emissora. Com a concorrência do Grupo Turner, que tem o direito de exibir jogos de sete dos 20 clubes da Série A na TV paga, a Globo modificou o contrato com os times e incluiu a transmissão gratuita por streaming de no máximo três jogos por rodada. No próximo domingo (25), a emissora poderá levar para todo o Brasil, também via internet, as partidas entre Santos x Fortaleza e Vasco x São Paulo. Esses jogos, porém, também passarão na TV aberta e no pay-per-view. O duelo entre santistas e cearenses também será exibido pelo canal TNT na TV paga.

Nas próximas semanas, o calendário também forçará a Globo a inovar, mas na transmissão das semifinais da Copa do Brasil. A emissora anunciou que exibirá, no dia 4 de setembro, para Rio Grande do Sul e Paraná, Grêmio x Athletico-PR, dessa vez pela Copa do Brasil. Esse jogo terá início às 19h. A outra partida da semifinal, entre Internacional e Cruzeiro, será no mesmo dia, e será transmitida no horário das 21h30, para todo o Brasil.


Notícia Globo grade programação audiência mídia transmissão calendário gestão mercado