Após iniciar um serviço de transmissão em 5G com realidade aumentada (AR) nos estádios, a Bundesliga anunciou que está testando um novo formato de transmissão de jogos, feito especialmente para telefones celulares. A liga alemã de futebol tem captado imagens de partidas com a tela na vertical no formato 9:16.

A inovação foi testada pela primeira vez no último domingo (1º), na vitória do Werder Bremen sobre o Wolfsburg por 3 a 2, fora de casa. O objetivo era ver como seria a interação das pessoas com as imagens nas mídias sociais. O resultado foi considerado satisfatório, mas ainda não há um prazo para que a novidade seja implementada ao consumidor final do futebol alemão.

"Estamos muito satisfeitos com o teste. Como sempre, desenvolvemos inovações adotando a perspectiva dos fãs. Vimos que vídeos verticais nas mídias sociais em dispositivos móveis são mais bem recebidos do que os vídeos na orientação horizontal. O teste bem-sucedido em Wolfsburg nos fornece uma boa base para considerações adicionais de como melhorar esse comportamento de uso no futuro”, revelou Andreas Heyden, vice-presidente executivo de inovações digitais da Liga Alemã de Futebol (DFL).

Entregue em alta definição, o teste foi implementado pelas subsidiárias da DFL, a DFL Digital Sports e a Sportcast, e será usado inicialmente para avaliação interna, antes de decidir se a tecnologia será lançada ao público.

Durante a transmissão de teste, o feed na Volkswagen Arena, estádio do Wolfsburg, foi produzido com tecnologia adicional independente do sinal base e também envolveu o uso de cinco câmeras adicionais inclinadas usando um tripé projetado especialmente para a situação.

A tela vertical é a mais recente tentativa da DFL de inovar sua experiência de visualização das partidas da Bundesliga. No ano passado, por exemplo, além do novo aplicativo móvel de realidade aumentada (AR) alimentado por tecnologia 5G, a liga ainda testou uma minicâmera ultralenta.


Notícia Bundesliga tecnologia inovação transmissão tela vertical mídia telefones celulares marketing mercado