Foto: Reprodução / Twitter (@BVB)

A Bundesliga anunciou a criação de uma nova regra, que precisará ser seguida por todos os clubes que disputam a primeira e a segunda divisões do futebol alemão. A partir da próxima temporada, cada clube terá que incluir funcionários em seu quadro que sejam totalmente dedicados aos torcedores.

E não poderá ser qualquer um. As pessoas que ficarem responsáveis por essa ligação mais estreita entre clube e torcedor precisarão ter “formação adequada, as qualificações exigidas e conhecimento especializado”. No caso dos clubes da primeira divisão, serão três funcionários. Para os times da segunda divisão, a exigência é de dois funcionários.

De acordo com a imprensa alemã, a atenção dada aos torcedores já é uma prática comum. Vários clubes já possuem, inclusive, esse tipo de funcionário, o que seria um dos motivos pelos quais o futebol do país tem um dos maiores comparecimentos de torcedores aos estádios.

Na temporada 2016/2017, por exemplo, a média de público da primeira divisão da Bundesliga foi de 40.693 espectadores. Na segunda divisão, o número chegou a 21.560 pessoas. Nos dois casos, o grau de ocupação dos estádios foi de impressionantes 91%.


Notícia Bundesliga público torcida torcedor regra funcionário dedicado