O banco BMG anunciou, na noite desta terça-feira (10), em um evento em São Paulo, um acordo de patrocínio de longo prazo com o Barcelona. Válido apenas para o país, o negócio permitirá ao banco realizar uma série de ações envolvendo o clube espanhol no mercado brasileiro. O sonho de Ricardo Guimarães, fundador do BMG, a partir de agora, é reunir Barcelona, Atlético-MG, Corinthians e Vasco para a disputa de um torneio amistoso em solo nacional.

LEIA MAIS: Análise: Barcelona vira prova de fogo a clubes brasileiros

"O BMG é um banco que tem uma ligação muito forte com o futebol. Somos, na última década, um dos maiores patrocinadores dos clubes brasileiros, e agora essa associação com o Barcelona vem coroar essa atuação. É uma parceria institucional, vamos ajudar a divulgar e usar mais o nome do Barcelona regionalmente e, do nosso lado, vamos oferecer produtos a nossos clientes e parceiros, e fazer campanhas e promoções com produtos exclusivos do Barcelona", disse Guimarães.

Foto: Erich Beting / Máquina do Esporte

O principal executivo do banco revelou o desejo de, além de usar o clube espanhol para promover a marca e gerar novos clientes, conseguir realizar um torneio que possa reunir os quatro times que o BMG patrocina atualmente.

"Também tem uma grande novidade. A gente tem a intenção de promover, ao longo dessa parceria, um torneio BMG com a presença do Barcelona aqui no Brasil e dos três grandes clubes que são nossos patrocinados", complementou.

O sonho de realizar o torneio amistoso, contudo, enfrenta algumas barreiras. A primeira é a necessidade de adequar datas dos calendários europeu e brasileiro, que são invertidos. A outra é fazer o Barcelona abandonar os milhões de dólares que recebe para realizar pré-temporada em outras regiões do mundo para aceitar vir ao Brasil. Nesta década, os grandes europeus têm priorizado os Estados Unidos e a Ásia para realizar amistosos de pré-temporada. O Brasil nunca esteve na mira.

O negócio com o BMG representa, para o Barcelona, o retorno da marca para o mercado brasileiro a partir de parcerias exclusivas para o território. Atualmente, o clube espanhol tem um acordo de licenciamento de produtos com a rede de varejo esportivo Centauro. No começo da atual temporada, o Barça não chegou a um acordo para renovar o contrato que tinha com a Gillette para a América do Sul.

Os valores e a duração do acordo entre banco e clube não foram revelados, mas a parceria, de acordo com ambos, é de longo prazo. O BMG deverá lançar alguns produtos e serviços com a marca do Barcelona nos próximos meses.


Notícia BMG Barcelona parceria regional patrocínio marketing estratégia produto mercado brasileiro torneio Atlético-MG Corinthians Vasco