Agora é oficial: a partir de 2021, Turim será a sede do Nitto ATP Finals, último torneio da temporada do tênis mundial, que reúne os oito melhores tenistas do ano. A cidade italiana substituirá Londres, que recebe a competição na Arena O2 desde 2009 e ainda servirá como sede neste ano e no ano que vem.

A especulação de que a capital britânica deixaria de receber o torneio começou em novembro do ano passado. À época, a Máquina do Esporte divulgou que Cingapura vinha ganhando força nos bastidores da ATP. No entanto, nas últimas semanas, Turim "ultrapassou" o país asiático na "corrida" e já era dada como certa na semana passada. Ainda estavam no páreo a própria cidade de Londres, além de Manchester e Tóquio.

A cidade italiana foi a vencedora e está confirmada pela entidade que comanda o tênis mundial para receber o torneio de 2021 a 2025. Durante cinco anos, portanto, o Nitto ATP Finals será disputado no Pala Alpitour, arena multiuso que foi sede da Itália na fase de grupos e também da fase final do Campeonato Mundial de Vôlei Masculino de 2018.

Foto: Divulgação / ATP

"A Itália nos oferece um dos mercados de tênis mais fortes e estabelecidos da Europa e tem um histórico comprovado de sediar eventos de tênis de categoria internacional, como o Internazionali BNL d'Italia (Masters 1000), em Roma, assim como o Next Gen ATP Finals, em Milão. O sucesso do ATP Finals é fundamental para a saúde da ATP, e acreditamos que Turim tenha todos os ingredientes para levar o evento a novos patamares e continuar com o crescimento do torneio após um período de 12 anos bem-sucedido em Londres, que terminará em 2020", afirmou Chris Kermode, presidente executivo da ATP.

De acordo com a imprensa italiana, a candidatura vencedora de Turim foi montada e organizada pela Federação Italiana de Tênis (ITF) e pela Sport E Salute, em parceria com o governo italiano, o município de Turim e a região do Piemonte. As especulações de que a prefeita da cidade, Chiara Appendino, teria gastado € 75 milhões para garantir os direitos de hospedagem do torneio por cinco anos não foram confirmadas.


Notícia ATP Finals Turim Pala Alpitour marketing mercado tênis sede Londres