O calendário da Uefa para o triênio que compreenderá as temporadas 2021/2022, 2022/2023 e 2023/2024 promete dar muito "pano para manga" nos próximos meses. Em agosto, a Máquina do Esporte já havia divulgado uma reportagem do jornal alemão Bild de que a Uefa estuda criar uma espécie de "Série C" da Liga dos Campeões. Agora, a entidade estaria querendo que a competição tenha jogos nos finais de semana. O problema? As ligas nacionais não gostaram nada da ideia.

A organização conhecida como "Ligas Europeias", que reúne ligas nacionais do quilate de Premier League, LaLiga e Bundesliga, já se manifestou totalmente contra a ideia. Em um documento, a organização deixou claro que não desistirá do final de semana. Atualmente, os sábados e domingos são usados apenas pelos campeonatos nacionais no futebol europeu; a exceção é a final da Liga dos Campeões, jogada sempre em um sábado.

O outro motivo que promete esquentar as discussões é que as Ligas Europeias também divulgaram que não aceitarão que a diferença entre os valores das premiações às equipes que jogam a Liga dos Campeões e a Liga Europa continue aumentando ano após ano. A organização quer reduzir essa diferença.

Foto: Divulgação / Adidas

"Deve ser feita uma reformulação para ajudar a reduzir a crescente brecha financeira no futebol europeu de clubes. A razão de distribuição das premiações precisa ser reduzida", afirma o comunicado.

Por outro lado, a organização vê com bons olhos a criação de uma terceira competição europeia de clubes. Porém, deixa claro que as premiações para os clubes que jogarem esse possível torneio não pode ser tão discrepante como é hoje entre Liga dos Campeões e Liga Europa. As Ligas Europeias defendem que os clubes da Liga dos Campeões recebam no máximo 3,5 vezes o que recebem os da Liga Europa e que os da "Série C" ganhem no máximo 2,5 vezes a menos do que os da Liga Europa.

Para se ter uma ideia, na atual temporada, a diferença de pagamentos entre as duas competições existentes é de 3,8 vezes. Enquanto a Liga dos Campeões paga quase € 2 bilhões, a Liga Europa tem uma premiação na casa dos € 510 milhões.

A organização das ligas nacionais ainda propõe que a Uefa crie um novo fundo para apoiá-las. No texto, fala em "projetos de desenvolvimento de pequenos e médios clubes com ênfase no desenvolvimento da juventude, o compromisso dos fãs, a infraestrutura, a luta contra manipulação de resultados e combate à pirataria, entre outras atividades".

Ainda não há uma data definida para que todas essas questões sejam resolvidas. Assim, o que se pode esperar é que os ânimos permanecerão à flor da pele nos próximos meses.


Notícia Uefa Liga dos Campeões Liga Europa premiação histórico desempenho mercado dinheiro fim de semana calendário