O que Barcelona, Arsenal e Grêmio têm em comum? Nas últimas semanas, os três clubes tiveram seus novos terceiros uniformes revelados por seus patrocinadores. Nike, Adidas e Umbro, respectivamente, mostraram as novas camisas desses times e, na apresentação, fizeram uma volta ao passado. Os anos 90 foram a inspiração das marcas na confecção do uniforme de cada um deles.

LEIA MAIS: Umbro volta aos anos 90 em coleção de terceiras camisas

LEIA MAIS: Umbro aproveita 116 anos do Grêmio e lança nova camisa 3

A decisão das fabricantes não é nenhuma exclusividade desses clubes. O mundo da moda, como um todo, tem feito uma volta aos anos 90 na criação de suas coleções. O futebol, naturalmente, passou a seguir a tendência, que inclusive inspirou a Globo a montar uma novela que é ambientada na década em questão.

"Quando você vê essa cor, pensa em Ronaldo, Guardiola, Stoichkov, Luis Enrique, tantos grandes jogadores. Será um prazer usar esse uniforme e trazer a alegria aos nossos torcedores com vitórias em casa e no exterior", disse Gerard Piqué, zagueiro do Barcelona, ao apresentar a terceira camisa do time, que é feita pela Nike e inspirada na cor azul que predominou no uniforme do time em meados dos anos 90.

Foto: Reprodução

A própria fabricante americana decidiu colocar, na camisa dos times patrocinados por ela, a logomarca usada naquela década, com o nome da empresa abaixo do "swoosh", como é conhecido o símbolo da Nike. Atlético de Madrid e Tottenham são dois outros clubes que terão camisas remetendo aos anos 90.

A moda também ditou a parceria da Adidas com o Arsenal. No caso da fabricante alemã, a camisa amarela do time inglês remonta ao uniforme que foi usado pelo clube e feito pela empresa na primeira metade dos anos 90, quando ambos eram parceiros comerciais. Agora, para celebrar o retorno da parceria, a camisa foi lançada tendo como garoto-propaganda Ian Wright, símbolo do Arsenal na década em questão.

LEIA MAIS: Análise: Clubes também precisam entrar na moda

Já no Brasil, a moda dos anos 90 foi trazida até agora apenas pela Umbro. Na semana passada, a marca revelou que usará a sua "década de ouro" como inspiração para os uniformes de Grêmio, Santos, Cruzeiro, Chapecoense, Avaí e Sport. Grafismos e traços típicos da época serão ilustrados nas camisas, que também trarão detalhes que fazem referência à própria Umbro, que completa 95 anos em 2019.

Para marcar o lançamento das camisas, a fabricante criou um canal no YouTube em que os uniformes serão apresentados no estilo dos programas de televendas que marcaram o mercado de televisão brasileiro durante a década de 90. A moda entrou em campo. E o futebol, pelo menos no visual, está de volta ao passado.


Notícia Futebol moda anos 90 camisa uniforme estratégia gestão marketing patrocínio Nike Barcelona Adidas Arsenal Umbro Grêmio