Desde que criamos a Máquina do Esporte, em 2005, temos como premissa auxiliar na evolução da indústria esportiva no Brasil. Afinal, vivemos dela e temos total interesse em ver o esporte no país ser tratado como uma importante ferramenta de inclusão social e diversão para as pessoas.

Quando produzimos conteúdo, pensamos de que forma ele pode auxiliar na tomada da decisão de gestores e patrocinadores. As notícias diárias que publicamos têm como intuito ajudar os profissionais da indústria a terem novas ideias, a ver o que está acontecendo pelo mundo em termos de ações, inovações, ativações. E dessa forma as empresas podem ter novos projetos de investimentos, os gestores novas soluções para o atleta, o fã, o patrocinador. E, assim, toda a cadeia esportiva é beneficiada.

Agora, nosso objetivo é fomentar a indústria para que novas lideranças surjam, capazes de auxiliar nessa transformação do esporte como negócio no Brasil. Esse período, após os megaeventos de 2014 e 2016, já tem sido marcado por uma grande transformação na forma como enxergamos um investimento dentro do esporte. O que falta, agora, é qualificarmos ainda mais quem já está dentro da indústria e quem pretende entrar nos próximos anos.

No final de 2018, após a realização do I Fórum Máquina do Esporte, fizemos uma imersão para entender onde podemos evoluir na geração de conteúdo para o nosso público. A percepção foi clara. Sem investir na educação dos profissionais da indústria, estaremos sempre atrasados.

A criação do nosso canal no YouTube foi um primeiro passo para isso. Lá, temos investido não só na informação por meio de noticiário mas na geração de conteúdos que explicam como funciona a indústria. O material auxilia o torcedor a entender um pouco mais o que motiva empresas e gestores a trabalharem com o esporte. 

O segundo passo se inicia agora, com a remodelação do nosso Curso de Férias. A já tradicional abordagem de casos práticos ganhou o reforço de uma visita técnica à arena multiuso mais badalada do país. Vamos conhecer, por dentro, como é operado o Allianz Parque. É um típico conhecimento de vivência prática que pode ajudar gestores, patrocinadores e estudantes a terem ideias para levar ao mercado novas soluções.

LEIA MAIS: Máquina do Esporte lança novo Curso de Verão

Não existe milagre. A evolução na indústria do esporte passa, necessariamente, pela qualificação por meio da educação. Nossa produção de conteúdo ajuda a trazer novas ideias para o mercado. Mas agora é o momento de também investir na base.


Notícia Esporte educação marketing esportivo mercado indústria Fórum Curso de Férias YouTube