A realização do 1° Fórum Máquina do Esporte é mais do que um antigo desejo, é uma necessidade latente do mercado. Essa não é uma supervalorização do evento, mas sim a constatação de um fato: um segmento que ainda engatinha no seu desenvolvimento precisa se manter mais unido.

Leia Mais: Allianz Parque receberá 1o Fórum Máquina do Esporte

Nos últimos anos, houve um certo crescimento de eventos corporativos que envolveram o esporte e o marketing esportivo, mas eles não se sustentaram. A maioria aproveitava o entusiasmo dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, mas a posteridade dos eventos logo murchou a empolgação mais recente. 

O ponto principal é que os megaeventos no Brasil estiveram longe de ser suficientes na evolução do esporte no país para um patamar mais profissionalizado. E o que falta é justamente o contato com as melhores práticas. Hoje, ainda que o mercado tenha avançado muito, existe uma limitada ligação entre os agentes esportivos e as necessidades das grandes marcas.

E, para piorar o ciclo, mesmo grandes empresas ainda menosprezam as várias soluções que o esporte pode apresentar. Há ainda visões restritas sobre o segmento, como a limitação à exposição de marca ou a crença de rejeição à companhia envolvida a um único clube de futebol.

Claro que a maioria dos profissionais envolvidos em um fórum da Máquina do Esporte já terá, no mínimo, alguma familiaridade com esse negócio. Mas o encontro serve para colocar novos executivos nessa realidade e também para aproximar todos que pensam no segmento de maneira mais profissional. Essa troca de ideias, de experiências, é fundamental para que todos do mercado estejam alinhados.

Será importante para isso, por exemplo, a presença do Allianz Parque. Normalmente, quem nunca pisou em uma arena moderna tem pouca ideia do nível de excelência que os principais estádios do Brasil alcançaram. A surpresa e o encantamento fazem parte do processo de retirar alguns velhos preconceitos com o esporte.

Contribuir para o desenvolvimento da indústria esportiva é uma das missões da Máquina do Esporte. Todos os dias, reunimos esforços para divulgar o que há de mais relevante e significativo nesse mercado, sem deixar de ser crítico quando as coisas parecem fora do eixo. A realização de um Fórum forte, com os melhores deste mercado, é um passo adiante. O intuito é que todos ganhem com essa proximidade, com empresas e agentes esportivos com objetivos cada vez mais comuns.


Notícia Fórum Máquina do Esporte Allianz Parque marketing esportivo mercado patrocínio