O grupo de humor Desimpedidos tem enormes méritos. Em momento mais maduro, o apresentador Fred e companhia têm a habilidade de falar com diversos públicos, sem gerar crises. Hoje, eles dominam a internet, e talvez esteja na hora de terem um pouco mais de concorrência.

Essa necessidade não é pelo modelo de negócio deles e muito menos de seus parceiros, que recorrem ao grupo quando querem ativar seus patrocínios no esporte. É o caso agora da Magnus no futsal, em busca de um público mais jovem. Uma decisão que, pelo menos vista a distância, é muito difícil de ser questionada.

LEIA MAIS: Em busca de público jovem, Magnus Futsal "contrata" Fred

E não é só da Magnus. Recentemente, por exemplo, a Clear fez um vídeo com o grupo e contou com a presença de Marta e Cristiano Ronaldo. A capacidade do apresentador Fred de interagir com o superastro português é única, e é muito fácil entender por que a publicação passou de 11 milhões de visualizações. Se existe alguém que consegue um diálogo fora da curva com Cristiano Ronaldo, certamente ele se tornará um caminho tranquilo para as marcas.

LEIA MAIS: Com Marta, Clear lança linha "Sports" e apoiará futebol feminino

Não deixa de impressionar, por outro lado, a pouca habilidade de outros grupos dentro do futebol em falar com naturalidade com um público mais jovem, de maneira mais despojada. Considere, por exemplo, que o Flamengo tem quase 3 milhões de seguidores no YouTube, mas sempre com vídeos que remetem mais ao jornalismo tradicional. É a mesma estratégia da maioria das equipes brasileiras. Não deixa de ser conteúdo de qualidade, mas que atrai muito menos as marcas e não tem o engajamento necessário para se tornar uma plataforma confiável e, consequentemente, mais rentável.

Nos últimos tempos, quem entendeu melhor a necessidade de criar novos modelos de conteúdo foi a Globo, especialmente com a presença do Cartolouco. O personagem não escapou de algumas polêmicas desnecessárias, mas tem servido à emissora, maior investidora do futebol, como uma plataforma para novos públicos. Não chega exatamente a concorrer com o Desimpedidos, mas sem dúvida tem seu apelo.

LEIA MAIS: iFood estreia publicidade em transmissão de futebol da Globo

Ao rodar pelo mundo dos influenciadores, é possível esbarrar com grandes produtores em assuntos como cozinha, cinema e e-Sports. Com exceção do Desimpedidos, o futebol parece ainda em um universo paralelo, com um discurso mais tradicional na comunicação. E isso é um problema para a sustentabilidade do negócio. O tom de Fred e companhia precisa ser mais comum na mais popular modalidade do país.


Notícia Fred Desimpedidos Magnus Futsal concorrência mercado marketing modelo de negócio redes sociais mídias digitais YouTube