O ano de 2019 vem sendo histórico para o futebol feminino no Brasil. Além de ter ganhado muita força antes, durante e depois da Copa do Mundo, disputada entre junho e julho na França, com jogos da seleção brasileira sendo transmitidos pela Globo em TV aberta, a modalidade também vê as mulheres ganharem notoriedade fora das quatro linhas.

LEIA MAIS: Globo celebra alcance diverso em Copa do Mundo Feminina

A Globo fará uma transmissão histórica neste final de semana. Ana Thaís Matos está escalada e será uma das comentaristas da partida entre Santos e Athletico-PR, válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (8). A jornalista será a primeira mulher a trabalhar como comentarista em um jogo de futebol masculino na emissora mais assistida do país.

Foto: João Cotta / Globo

Até agora, apenas duas mulheres já haviam tido essa experiência, mas em outros canais. Em 2003, a jornalista Mariah Moraes participou como comentarista de transmissões do Campeonato Paulista pelo SBT. Alguns anos depois, entre 2007 e 2009, Milly Lacombe fez o mesmo tipo de trabalho na Record em transmissões da Copa da Uefa (atual Liga Europa) e da Liga dos Campeões.

Ana Thaís Matos tem ganhado destaque dentro da Globo principalmente depois de ter agradado como comentarista na Copa do Mundo Feminina, em que dividiu a bancada de transmissão com Galvão Bueno. Ela também participa frequentemente de programas do SporTV, como Troca de Passes e Bem, Amigos!, este último também apresentado pelo principal narrador da emissora. Mais recentemente, passou a figurar também no programa Segue o Jogo, apresentado por Gustavo Villani após a rodada do futebol de quarta-feira à noite.

Neste domingo (8), a jornalista terá a companhia de Caio Ribeiro nos comentários. A narração de Santos x Athletico-PR será de Cléber Machado, com André Hernan e Nadja Mauad nas reportagens de campo.


Notícia Ana Thaís Matos Globo comentarista mercado mídia televisão transmissão