O Olympic Broadcasting Services (OBS), órgão do Comitê Olímpico Internacional (COI) responsável por fornecer as imagens dos Jogos Olímpicos para os detentores dos direitos de radiodifusão, anunciou nesta quarta-feira (19) uma parceria com as multinacionais Alibaba Cloud (braço de computação em nuvem do Alibaba Group) e Intel, patrocinadores do COI, para a criação do OBS Cloud.

De acordo com o OBS, o novo sistema é uma solução de mídia que opera inteiramente na nuvem. O objetivo é auxiliar no atendimento às emissoras e na entrega de conteúdo volumétrico nos Jogos Olímpicos.

Foto: Divulgação / Tóquio 2020

Criado para estar em vigor em Tóquio 2020, o OBS Cloud tem como objetivo oferecer todos os componentes de nuvem necessários, em configurações especializadas, que podem suportar os fluxos de trabalho de produção e entrega de conteúdo extremamente exigentes da transmissão dos Jogos Olímpicos. Os detentores de direitos também poderão configurar sua própria criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo no novo sistema.

O sistema promete oferecer um conjunto de ferramentas, incluindo recursos de supercomputação; conectividade de alta velocidade diretamente do International Broadcast Centre (IBC), espaço temporário destinado às emissoras de rádio e televisão que possuem direitos de transmissão; armazenamento em nuvem de fácil acesso, considerando os exigentes requisitos olímpicos; monitoramento em tempo real; serviços de transmissão de áudio e vídeo ao vivo; e processamento de mídia.

O OBS Cloud será colocado em prática em processadores escaláveis Intel Xeon. O Alibaba Group é o parceiro oficial de serviços de plataforma de serviços em nuvem e e-commerce do COI.

“Tóquio 2020 será uma oportunidade para o Comitê Olímpico Internacional defender a transformação digital na indústria de mídia, bem como capacitar as emissoras ao redor do mundo com uma plataforma de nuvem que oferece novas possibilidades de como os Jogos serão apreciados pelos fãs de todo o mundo”, afirmou Yiannis Exarchos, CEO da OBS.

“O futuro dos Jogos Olímpicos está na tecnologia de nuvem, e o Alibaba Cloud está totalmente comprometido em contribuir para a transformação digital dos Jogos Olímpicos através da inovação”, disse Joey Tan, gerente geral de contas estratégicas e negócios esportivos do Alibaba Cloud.

A OBS ainda divulgou uma parceria para entregar conteúdo volumétrico pela OBS Cloud pela primeira vez em Tóquio 2020. A Intel estará colaborando com o Alibaba Cloud e a OBS para explorar uma estratégia mais eficiente e confiável de canal de entrega de mídia imersiva para os detentores dos direitos.


Notícia Alibaba Intel OBS COI tecnologia nuvem Jogos Olímpicos Tóquio 2020 mídia direitos mercado