“A Copa do Mundo, quando eu comecei a desenvolver o programa, não era um produto global”

Patrick Nally
Foto Patrick Nally Nascido em 1947, Patrick Nally começou a trabalhar como garoto de recados de uma agência de publicidade, segmento em que desenvolveu a primeira fase da carreira. Nally juntou a experiência obtida no mercado de publicidade com o conhecimento de Peter West, que era comentarista esportivo na rede BBC. Os dois fundaram no início da década de 1970 a West Nally, grupo que tinha como meta o uso do esporte como plataforma de comunicação. A companhia gravitou em diferentes modalidades esportivas até chegar ao futebol, ainda na década de 1970. Nally conheceu o brasileiro João Havelange, então presidente da Fifa, por intermédio de Horst Dassler, da Adidas. Da aproximação com Havelange surgiu a ideia de unir a Coca-Cola à Copa do Mundo de 1978, que seria disputada na Argentina. O problema: não havia um projeto de marketing para o torneio e não havia parâmetros para um acordo desse tipo. Coube à West Nally, portanto, o desenvolvimento do primeiro plano de marketing da Fifa, que alicerça o comportamento da entidade até hoje. O projeto surgiu para atender à demanda da Coca-Cola em 1978, mas foi ampliado em 1982. Nally também foi conselheiro do Comitê Olímpico Internacional (COI), trabalhou em campanhas de modalidades que tentavam entrar no programa olímpico e ajudou o fracassado projeto do Japão para postular a Copa do Mundo de futebol de 2022. Em diferentes caminhos e com diferentes abordagens, o esporte sempre fez parte da carreira de Nally. Atualmente, ele detém o direito exclusivo e oficial de usar no Reino Unido o título de "pai do marketing esportivo moderno".

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Asics apresenta no Rio novos uniformes da seleção de vôlei
2Sem Libertadores, Flamengo bate recorde na Copa do Brasil
3Arena Corinthians terá feirão de carros em fins de semana
4Análise: O São Paulo é mesmo time de modinha?
5Robinho encerra imbróglio com Nike e fecha contrato com Adidas
6Análise: Estádio novo já é diferencial no mercado brasileiro
7Grupo Globo tem novo diretor para negociações no esporte
8 Tênis da Nike é criticado por ativistas
9Adidas lança bola de ‘despedida’ da Bundesliga
10Por entrega, piloto da Stock Car vira empreendedor