“Diretor de marketing do Grêmio Prudente fala sobre mudança de sede, fidelização de público e o desafio de aproveitar boa fase”

Michel Mattar
Foto Michel Mattar Formado em esporte pela Universidade de São Paulo (USP), Michel Mattar cursou um MBA em marketing na Fundação Instituto de Administração (FIA). Depois disso, abriu uma agência de marketing esportivo nomeada com seu sobrenome e trabalhou na empresa por cinco anos. Quando já trabalhava no segmento esportivo, Mattar voltou à vida acadêmica. Fez um mestrado em administração com ênfase em marketing, também na USP, e elegeu patrocínio esportivo como tema da dissertação entregue em 2007. Logo depois de concluir o mestrado, o executivo começou a trabalhar no marketing do Grêmio Barueri. Em 2010, acompanhou a mudança da equipe para Presidente Prudente, outra cidade do interior de São Paulo. Além do trabalho no Grêmio, Mattar foi professor universitário na Fecap durante quatro anos e meio. Atualmente, coordena projetos e conduz cursos corporativos na FIA, instituição em que já trabalhou com empresas como LG, Ford e Petrobras.

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Conar suspende campanha de sócios do Flamengo
2Em parceria com Guarulhos, Corinthians anuncia time masculino de vôlei
3Com Djokovic, Lacoste volta a ter presença no tênis
4Athletic Bilbao troca Nike por New Balance
5Dono do Olympiacos compra Nottingham Forest
6Análise: Qual o limite para o marketing no esporte?
7COB acerta contrato com fornecedora de equipamentos de treino
8Clubes apostam em planos populares para atrair sócios
9Superliga Chinesa renova contrato de title sponsor
10Inter estreia em casa com campanhas do clube e da Nike