“Guru do marketing esportivo dá a receita para Brasil usar Pan-Americano como trampolim para receber Jogos Olímpicos”

Michael Payne
Foto Michael Payne O inglês Michael Payne, nascido em 1958, começou sua ligação com o movimento olímpico nos anos 70, quando competia como esquiador. Como ele mesmo diz, foi nessa época que o marketing no esporte começou a brotar em suas veias. "Como atleta, comecei a montar planos para captação de patrocínio, conversar com empresas e buscar dinheiro. Como atleta, sempre fui uma lástima, mas consegui aprender a trabalhar com marketing", brinca o ex-esquiador. Em 1983, Payne entrou no Comitê Olímpico Internacional (COI) como diretor do Projeto Olímpico pela agência de marketing esportivo ISL, então parceira do COI. Ele foi o responsável pelo projeto de marketing que culminou na criação do Programa TOP de patrocínio e ajudou na revolução comercial dos Jogos Olímpicos. Cinco anos depois, em 1988, Payne foi contratado para ser o primeiro diretor de marketing do COI, estabelecendo um departamento na entidade. No comitê, Payne ficou até 2002 como o responsável pelos grandes acordos publicitários da entidade. Atualmente, Payne é o consultor de marketing da Formula One Management (FOM) , empresa de Bernie Ecclestone, o chefão da Fórmula 1. Leia a entrevista completa com Michael Payne: Momento único

Número do dia

R$ 151 mi

Faturou o Palmeiras nos quatro primeiros meses deste ano; valor é R$ 39,5 milhões maior em relação a 2016.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Flamengo atinge metas e tenta rentabilizar redes
2Dono do Manchester City negocia compra time na Espanha
3Schalke 04 deixa Adidas e assina com Umbro
4Com naming right, G League tem aumento de 4 times na próxima temporada
5Donos põem Fiorentina à venda
6Globo tem melhor início de Brasileiro em mais de uma década
7Por governança, entidades formalizam rating do esporte
8Copa das Confederações perde audiência no fim de semana
9Fox Sports deixa grade de canais oferecidos por Sky
10CBV detalha projeto de adaptação de Arena da Baixada para Liga Mundial