“Guru do marketing esportivo dá a receita para Brasil usar Pan-Americano como trampolim para receber Jogos Olímpicos”

Michael Payne
Foto Michael Payne O inglês Michael Payne, nascido em 1958, começou sua ligação com o movimento olímpico nos anos 70, quando competia como esquiador. Como ele mesmo diz, foi nessa época que o marketing no esporte começou a brotar em suas veias. "Como atleta, comecei a montar planos para captação de patrocínio, conversar com empresas e buscar dinheiro. Como atleta, sempre fui uma lástima, mas consegui aprender a trabalhar com marketing", brinca o ex-esquiador. Em 1983, Payne entrou no Comitê Olímpico Internacional (COI) como diretor do Projeto Olímpico pela agência de marketing esportivo ISL, então parceira do COI. Ele foi o responsável pelo projeto de marketing que culminou na criação do Programa TOP de patrocínio e ajudou na revolução comercial dos Jogos Olímpicos. Cinco anos depois, em 1988, Payne foi contratado para ser o primeiro diretor de marketing do COI, estabelecendo um departamento na entidade. No comitê, Payne ficou até 2002 como o responsável pelos grandes acordos publicitários da entidade. Atualmente, Payne é o consultor de marketing da Formula One Management (FOM) , empresa de Bernie Ecclestone, o chefão da Fórmula 1. Leia a entrevista completa com Michael Payne: Momento único

Número do dia

330 milhões

de reais é o quanto a Globo deve distribuir em prêmios aos times com os quais ela tem contrato no Brasileirão a partir de 2019.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Grêmio sobe audiência da Globo com Mundial
2Corinthians amplia contrato com a Nike até 2029
3Corinthians fecha com Kalunga para Beach Soccer
4Análise: Grêmio mostra erros de gestão que precisam ser corrigidos
5Após fracasso da Itália, Puma sofre novo golpe na Liga dos Campeões
6Roger Federer renova com Lindt por mais de 20 milhões de dólares
7Insatisfeito com a Adidas, Betis rescindirá contrato e tem Kappa na mira
8Neymar fecha com marca de café Pilão para 2018
9Arena de Pernambuco será palco do primeiro jogo do Barcelona no Brasil
10Palmeiras e Flamengo se destacam em estudo sobre finanças de times