Foto Marcus Duarte Aos 35 anos, Marcus Duarte teve no Flamengo sua segunda incursão dentro de um departamento de marketing de um clube de futebol. Desde o começo de 2005, ele assumiu a missão de coordenar o departamento de marketing Rubro-Negro. Nesse tempo, criou a promoção para ampliação do CT do clube, que atingiu marcas consideráveis. Antes, em 2001, ele passou pelo Vitória, atuando como executivo da TopSports dentro do clube baiano. Foi na empresa carioca que Duarte começou a atuação no marketing esportivo. Em 2003, ele deixou a TopSports para montar sua própria empresa de promoção e eventos, onde atuou em parceria com a Globo no Campeonato Brasileiro de 2003 e no Estadual do Rio de 2004. Desde o início de 2007, Marcus Duarte é o responsável pelo departamento de marketing do Vasco da Gama.

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Conar suspende campanha de sócios do Flamengo
2Em parceria com Guarulhos, Corinthians anuncia time masculino de vôlei
3Com Djokovic, Lacoste volta a ter presença no tênis
4Athletic Bilbao troca Nike por New Balance
5Dono do Olympiacos compra Nottingham Forest
6Análise: Qual o limite para o marketing no esporte?
7COB acerta contrato com fornecedora de equipamentos de treino
8Clubes apostam em planos populares para atrair sócios
9Inter estreia em casa com campanhas do clube e da Nike
10Superliga Chinesa renova contrato de title sponsor