“Em visita ao Brasil para a Volvo Ocean Race, presidente do conselho administrativo da Puma fala sobre os planos da marca para diferentes segmentos”

Jochen Zeitz
Foto Jochen Zeitz Nascido em Mannheim, na Alemanha, Jochen Zeitz estudou finanças e marketing internacional na European Business School. Iniciou a carreira na Golgate-Palmolive, em Nova York e Hamburgo, e foi contratado pela Puma em 1990. O primeiro cargo de Zeitz na empresa alemã foi gerente administrativo de marketing no segmento de calçados. Em rápida ascensão, porém, o executivo tornou-se diretor de marketing no ano seguinte, passou pela vice-presidência de vendas e marketing internacional e chegou à presidência do conselho em 1993. Quando assumiu o conselho, aliás, Zeitz registrou um recorde. O executivo tinha 30 anos na época, tornando-se o mais jovem profissional na história da Alemanha a presidir um conselho que administra uma empresa listada na bolsa de valores. Zeitz assumiu o cargo com a responsabilidade de reestruturar a marca Puma. Em seu primeiro ano como presidente do conselho, a empresa operou com lucro pela primeira vez desde 1986. Depois, o executivo investiu em uma mudança no formato administrativo da empresa, que ampliou o investimento em pesquisas e marketing a fim de reposicionar sua marca. Em 2002, a Puma foi eleita a marca do ano em premiação feita pela revista norte-americana ?Footwear News?, especializada em calçados. No ano seguinte, ganhou prêmios das publicações alemãs "Textilwirtschaft" e ?Boerse Online?. O presidente do conselho, por sua vez, acumulou uma série de premiações desde que assumiu a direção da marca. Zeitz esteve, por exemplo, em uma lista de 25 jovens líderes que o ?Financial Times? publicou em 2004.

Número do dia

R$ 1,3 mi

Foi a renda do São Paulo na partida contra o Corinthians; com 51 mil pessoas no Morumbi, time teve seu melhor público no ano.

Autoline

Patrocinado por


Banner

Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Globo apresenta nova divisão de cotas a clubes
2CSM Brasil inaugura camarote de luxo no Allianz Parque
3Uber ativa parceria com Manchester United
4São Paulo x Corinthians dá recorde de audiência à Globo no domingo
5Arena Corinthians aproveita seleção para promover camarotes
6Palmeiras e Botafogo lançam pacotes para acompanhar time na Libertadores
7Tottenham irá jogar em Wembley na próxima temporada
8Ronaldinho Gaúcho conta sua história e dá dicas em e-book
9Anta prepara R$ 1,5 bi para adquirir marcas esportivas
10Análise: F-1 tem que correr contra o tempo