“Em visita ao Brasil para a Volvo Ocean Race, presidente do conselho administrativo da Puma fala sobre os planos da marca para diferentes segmentos”

Jochen Zeitz
Foto Jochen Zeitz Nascido em Mannheim, na Alemanha, Jochen Zeitz estudou finanças e marketing internacional na European Business School. Iniciou a carreira na Golgate-Palmolive, em Nova York e Hamburgo, e foi contratado pela Puma em 1990. O primeiro cargo de Zeitz na empresa alemã foi gerente administrativo de marketing no segmento de calçados. Em rápida ascensão, porém, o executivo tornou-se diretor de marketing no ano seguinte, passou pela vice-presidência de vendas e marketing internacional e chegou à presidência do conselho em 1993. Quando assumiu o conselho, aliás, Zeitz registrou um recorde. O executivo tinha 30 anos na época, tornando-se o mais jovem profissional na história da Alemanha a presidir um conselho que administra uma empresa listada na bolsa de valores. Zeitz assumiu o cargo com a responsabilidade de reestruturar a marca Puma. Em seu primeiro ano como presidente do conselho, a empresa operou com lucro pela primeira vez desde 1986. Depois, o executivo investiu em uma mudança no formato administrativo da empresa, que ampliou o investimento em pesquisas e marketing a fim de reposicionar sua marca. Em 2002, a Puma foi eleita a marca do ano em premiação feita pela revista norte-americana ?Footwear News?, especializada em calçados. No ano seguinte, ganhou prêmios das publicações alemãs "Textilwirtschaft" e ?Boerse Online?. O presidente do conselho, por sua vez, acumulou uma série de premiações desde que assumiu a direção da marca. Zeitz esteve, por exemplo, em uma lista de 25 jovens líderes que o ?Financial Times? publicou em 2004.

Número do dia

R$ 11,3 mi

É o prêmio do Campeonato Brasileiro para o segundo lugar neste ano; quatro equipes ainda lutam pela posição.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Grêmio joga por título e por faturamento de 2016
2Conmebol faz exposição da taça em estádios da final
3Bridgestone celebra uso de branded content na Libertadores
4Asics relança camisas históricas de seleção de vôlei
5Análise: Streaming é realidade no mundo, mas não no Brasil
6Uber ativa Grêmio e Inter com jogo entre passageiros
7Goodyear renova com Nascar, e parceria deve chegar a 70 anos
8Duelo entre Nike, Adidas e Under Armour tem novo capítulo na NBA
9Vice-presidente da Televisa é assassinado na Cidade do México
10Estrella Galicia imita alemães ao comemorar taça corintiana