“Em visita ao Brasil para a Volvo Ocean Race, presidente do conselho administrativo da Puma fala sobre os planos da marca para diferentes segmentos”

Jochen Zeitz
Foto Jochen Zeitz Nascido em Mannheim, na Alemanha, Jochen Zeitz estudou finanças e marketing internacional na European Business School. Iniciou a carreira na Golgate-Palmolive, em Nova York e Hamburgo, e foi contratado pela Puma em 1990. O primeiro cargo de Zeitz na empresa alemã foi gerente administrativo de marketing no segmento de calçados. Em rápida ascensão, porém, o executivo tornou-se diretor de marketing no ano seguinte, passou pela vice-presidência de vendas e marketing internacional e chegou à presidência do conselho em 1993. Quando assumiu o conselho, aliás, Zeitz registrou um recorde. O executivo tinha 30 anos na época, tornando-se o mais jovem profissional na história da Alemanha a presidir um conselho que administra uma empresa listada na bolsa de valores. Zeitz assumiu o cargo com a responsabilidade de reestruturar a marca Puma. Em seu primeiro ano como presidente do conselho, a empresa operou com lucro pela primeira vez desde 1986. Depois, o executivo investiu em uma mudança no formato administrativo da empresa, que ampliou o investimento em pesquisas e marketing a fim de reposicionar sua marca. Em 2002, a Puma foi eleita a marca do ano em premiação feita pela revista norte-americana ?Footwear News?, especializada em calçados. No ano seguinte, ganhou prêmios das publicações alemãs "Textilwirtschaft" e ?Boerse Online?. O presidente do conselho, por sua vez, acumulou uma série de premiações desde que assumiu a direção da marca. Zeitz esteve, por exemplo, em uma lista de 25 jovens líderes que o ?Financial Times? publicou em 2004.

Número do dia

900 milhões

de euros deve faturar o Barcelona neste ano, um incremento de 40% em relação à temporada passada; meta é de chegar a 1 bilhão em 2021.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Copa do Nordeste é primeiro torneio do continente a ter produtos licenciados
2Osasuna fecha com Hummel e é mais um a substituir Adidas
3Patrocínio da Petrobras é destaque em lançamento de novo carro da McLaren
4Centauro patrocina amistoso do Barcelona em Pernambuco
5Entre abertas e pagas, Brasil Open fecha com quatro emissoras
6Band abre mão de Copa, que só terá Globo na TV aberta
7Jogos de Inverno terão maior transmissão da história no Brasil
8Desodorante Axe, da Unilever, fecha com rivais Boca Juniors e River Plate
9Empresa de bebidas energéticas pode comprar Force India, da F1
10Alfa Romeo Sauber acerta patrocínio da Claro na F1