“Cientista político critica parceiros do Pan e diz que, nos planos comerciais, responsabilidade social das empresas ganha importância”

Ciro Torres
Foto Ciro Torres Ciro Torres é mestre em ciência política pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política (PPGACP) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduado em sociologia pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da mesma universidade. Foi professor da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro durante sete anos, onde ministrou aulas de sociologia e história para alunos do Ensino Médio. Foi também professor da disciplina "Estado e Sociedade" no Curso de Pós-Graduação em Gestão de Iniciativas Sociais, promovido pelo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS/COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o SESI Nacional; professor/palestrante do ?MBA em Gestão e Empreendedorismo Social? na FIA/FEA/USP, em São Paulo; e professor/palestrante do ?MBE Responsabilidade Social e Terceiro Setor? do Instituto de Economia da UFRJ. Atualmente, coordena a área de Responsabilidade Social e Ética nas Organizações/Balanço Social das Empresas em uma das maiores organizações da sociedade civil organizada, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e é profressor do IAG da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) onde ministra as disciplinas "Ética, Cidadania e Responsabilidade Social Empresarial" e ?Estágio Supervisionado II?. Autor de diversos artigos em jornais, revistas e livros, como por exemplo: os artigos ?Quase tudo que reluz tem sangue? (Revista Democracia Viva, Out/2006), ?Crise ética nas empresas? (Jornal do Brasil, 29/09/2005, pág. A11), ?Seriam nossas Empresas Machistas?? (Jornal do Commercio, 23/04/2004, pág. 03); o capítulo ?Responsabilidade social empresarial: o espírito da mudança e a conservação da hegemonia? do livro ?Tecnolgia e Desenvolvimento Social? (Ed. UFRGS/COPPE/UFRJ, 2005) e a Parte 2 do livro "Ética e Responsabilidade Social" (SESI/UFRJ, 2002), "O Lugar das Mulheres nas Empresas" (Gazeta Mercantil, 26/03/2002, pág. A2); "Empresas, Responsabilidade Social e as Cidades" (Revista RAM/IBAM mar/abr de 2002); "Quando o Social é a Diferença" (Gazeta Mercantil, 30/07/2001, Cad. RJ/ES pág. 2); "A ISO 9000 da Responsabilidade Social" (Boletim Orçamento e Democracia nº 18, out. de 2001) e o Capítulo 1 do livro "Balanço Social: teoria e prática" (Editora Atlas, 2001). Ciro Torres tem proferido palestras em congressos, simpósios e eventos por diversas regiões do país e em alguns países da América Latina e Europa; dedicando-se a pesquisas e estudos relacionados com responsabilidade social corporativa, ética e transparência nas organizações, diversidade nas empresas e balanço social das organizações desde 1998.

Número do dia

206 milhões

De reais é a renda bruta de bilheteria da Arena Corinthians desde a sua inauguração, antes da Copa de 2014.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Com Corinthians, Spotify esquenta briga entre aplicativos
2Mesmo com estatuto, São Paulo tem novo escândalo
3Coritiba fecha patrocínio pontual com empresa de impressão
4Cambuci, dona da Penalty, tem prejuízo de R$ 5,9 milhões em três meses
5Com investidores, Michael Jordan e Derek Jeter compram Miami Marlins
6Clássico eleva audiência da Copa do Brasil no Rio
7Análise: Conhecer o cliente é a próxima tarefa dos clubes no Brasil
8Mayweather cobrará 25 milhões de dólares por uso de espaço em suas roupas
9Messi e Suárez são armas de Argentina e Uruguai para sediarem Mundial de 2030
10Estados Unidos apresenta lista de 49 estádios para sediar Copa 2026