Também conhecido comoAlex Barros
Data Nascimento18/10/1970
46 anos, 4 meses
Local NascimentoGoiânia, GO - Brasil
Site oficialhttp://www.alexbarros.com.br/
Foto Alexandre Barros

Alexandre Barros é o nome mais conhecido da história brasileira no MotoGP. Disputou as 500cc, principal categoria do motociclismo, entre 1990 e 2007. Em 1993, tornou-se o mais jovem do país a vencer uma prova. Barros começou nas 500cc representando a equipe Cagiva. Sua primeira vitória aconteceu no ano em que ele migrou para a Lucky Strike Suzuki

Na mesma temporada, o companheiro dele, Kevin Schwantz, foi campeão mundial. Após ter saído da Suzuki, em 1994, correu oito anos em equipes privadas com a Honda. Passou ainda por Yamaha Gauloises (2003) e Honda HRC (2004) antes de voltar a times menores (em 2006, na Klaffi Honda). Em 2007, sua última temporada, Barros correu por uma equipe satélite da Ducati.

Depois da aposentadoria, investiu em empreendimentos imobiliários e lojas comerciais. Há cinco anos, quando ainda corria, Barros também começou a trabalhar com motos. Primeiramente, criou empresas para comercializar câmeras, componentes eletrônicos e equipamentos para pilotos. No entanto, segundo o próprio piloto, o trabalho no motociclismo só começou a se tornar mais sério no meio de 2009, quando Barros começou a estruturar um curso na área.