O YouTube fará a transmissão da Copa Del Rey da Espanha para 17 países, incluindo o Brasil. A Liga Espanhola e a MediaPro, que comercializa os direitos televisivos do grupo, anunciaram a nova emissora e reforçaram a presença do esporte no streaming online.

A exibição dos jogos, no entanto, não será gratuita. Na Europa, serão cobrados € 5 por partida ou € 20 por todo o torneio. A estreia do formato acontece já nesta quarta-feira, com a disputa entre Barcelona e Villanovense. O Google não soube informar ainda qual será o preço cobrado no Brasil.

Essa não é a primeira vez do YouTube no esporte; o canal de vídeos do Google exibiu, por exemplo, o circuito mundial de surfe em 2014. Por outro lado, a Copa Del Rey acontece uma semana depois de a empresa ter anunciado o YouTube Red, uma versão paga e com conteúdo exclusivo. O torneio espanhol não entra nessa nova ferramenta, que ficará limitada aos Estados Unidos, mas já cobra pela exibição.

Ainda que o próprio YouTube negue a concorrência, o serviço pago surge após crescimento do Netflix, serviço de conteúdo por streaming pago que, em 2014, faturou US$ 5,5 bilhões. A disputa, até então, estava fechada em séries, documentários e filmes. Agora, o esporte ganhou espaço.

Não por acaso, na última semana a Fórmula E, corrida de carros elétricos organizada pela FIA, fechou um contrato com o Facebook. A rede social trará conteúdos exclusivos para fãs da categoria ao redor do mundo e, na Espanha, fará transmissões ao vivo das provas por streaming.

No Brasil, o modo de transmissão se tornou obrigatório para parte dos torcedores que queiram acompanhar a Liga dos Campeões da Europa. Com alcance limitado na televisão, o Esporte Interativo oferece o serviço “Plus”, que transmite os jogos do torneio e de todo o conteúdo do canal por streaming por uma mensalidade de R$ 9,90 ao mês.


Notícia Barcelona YouTube Facebook Streaming Direitos de TV Mídia

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Conar suspende campanha de sócios do Flamengo
2Em parceria com Guarulhos, Corinthians anuncia time masculino de vôlei
3Com Djokovic, Lacoste volta a ter presença no tênis
4Athletic Bilbao troca Nike por New Balance
5Dono do Olympiacos compra Nottingham Forest
6Análise: Qual o limite para o marketing no esporte?
7COB acerta contrato com fornecedora de equipamentos de treino
8Clubes apostam em planos populares para atrair sócios
9Inter estreia em casa com campanhas do clube e da Nike
10Superliga Chinesa renova contrato de title sponsor