No primeiro jogo da final da

No primeiro jogo da final da "Lampions", Campinense fez 2 a 1 no ASA - Crédito Divulgação

No próximo domingo, haverá a final da "Lampions League". Isso mesmo: "Lampions League". O termo, automaticamente, nos faz remeter a uma tradicional e glamorosa competição europeia de clubes de futebol, a Champions League. Mas, na verdade, estamos falando de algo completamente diferente.

Trata-se da Copa do Nordeste. A alcunha, que nitidamente faz uma brincadeira com o certame do velho continente, foi criada pelo próprio povo nordestino. "Lampions" se refere a Lampião, personagem histórico da região que, no início do século XX, junto de seu bando, roubava comerciantes e fazendeiros e distribuía o dinheiro aos mais pobres, apesar de ter ficado conhecido também por seus atos de crueldade. Acontece que a brincadeira deu certo. E a nomenclatura caiu nas graças dos brasileiros.

Até mesmo formadores de opinião do meio esportivo passaram a utilizar o apelido. Xico Sá, jornalista, escritor e colunista de seis jornais, entre eles a Folha de S. Paulo, foi um dos que aderiu à iniciativa.

“Só a "Lampions League" salva a essa altura da barbárie. É assim que o empolgante torneio do país é chamado nas melhores bodegas da região e nas redes sociais. A "Lampions" que tem o ASA de Arapiraca e o Campinense na disputa”, relatou Sá.

Empresas também aproveitaram o mote para lançar produtos com a marca. A Nordwest, fabricante cearense de roupas, por exemplo, divulgou em seu Facebook um esboço de camisa com um logotipo da "Lampions".

No símbolo, as estrelas da Champions League aparecem sob um chapéu típico do povo nordestino, utilizado, inclusive, pelo próprio Lampião. O público aprovou o modelo, o que levou a companhia a decidir que produzirá a peça.

Em contrapartida, nem todos deixaram de chamar a competição de Copa do Nordeste. É o caso do Esporte Interativo, emissora nacional que detém seus direitos comerciais e de transmissão pelos próximos dez anos.

Há dois motivos para isso. Primeiramente, o canal corria o risco de “matar” o nome Copa do Nordeste, caso passasse a denominá-la "Lampions League", uma vez que isso poderia afetar as negociações envolvendo o campeonato.

Em segundo lugar, o Esporte Interativo também televisiona partidas da Champions League. Até por conta disso, não poderia usar um nome parecido para chamar outro certame do qual exibe jogos.  

“Nós não utilizamos editorialmente o termo "Lampions League", mas, obviamente, damos voz aos torcedores que carinhosamente estão fazendo essa associação da competição com a Champions League, principalmente pelas redes sociais”, afirmou Felipe Aquilino, gerente de marketing do Esporte Interativo, que alerta não existir licenciamento oficial da marca "Lampions League".

“Esse movimento surgiu dos próprios fãs e formadores de opinião, em função do formato do campeonato, no qual campeões e vice-campeões de cada estado se enfrentam em fases de grupo e mata-mata parecidas com as da Champions League. Além disso, outras ações da organização, como o tour da taça, são muito semelhantes”, explicou Aquilino.

A emissora do executivo transmitiu todas as partidas da Copa do Nordeste. Neste domingo, exibirá o último confronto do torneio: o segundo duelo da final, entre ASA, de Arapiraca, Alagoas, e Campinense, de Campina Grande, Paraíba.

O jogo será realizado no estádio Amigão, em Campina Grande. Na ida, em Arapiraca, os visitantes bateram o time da casa por 2 a 1.     


Notícia Copa do Nordeste Marketing

Número do dia

R$ 500 mil

Cobrou a concessionária do Maracanã para a realização do Fla-Flu no estádio; jogo acabou transferido para Brasília.

Bradesco

Patrocinado por


Banner

Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Seleção brasileira goleia o Uruguai e a audiência na TV
2CBF arrecada alimentos em treino da seleção brasileira
3Corinthians apresenta patrocínio da Foxlux para barra da camisa
4Clubes aumentam em 20% o faturamento durante 2016
5Com Crefisa, Palmeiras é top 10 entre camisas mais caras do mundo
6Por dinamismo, NFL terá menos intervalos comerciais
7Parceiros comerciais trazem troféus de Copa e da Premier League ao Brasil
8Análise: Início de ano evidencia drama do patrocinado
9Ponte usa humor e interação para crescer em rede social
10Magnus Futsal acerta com Fornax Tecnologia