O Santos deverá ter uma nova fornecedora de material esportivo no próximo ano. Pela terceira vez em sua história, a Umbro deverá ser patrocinadora do time. A última passagem da empresa com o clube durou 14 anos; a parceria foi encerrada em 2011, após o time vencer a Copa Libertadores e disputar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Segunda a Máquina do Esporte apurou, o acordo entre Santos e Umbro está verbalmente fechado, ainda que nenhuma das partes fale oficialmente sobre o acerto. O contrato, no entanto, não está assinado ainda por um entrave com o atual patrocínio santista, o acordo ainda válido com a Kappa.

O contrato entre Santos e SPR, que administra a marca da Kappa no Brasil, é válido até o fim de 2018. No entanto, há no acordo uma cláusula que permite a rescisão a partir de fevereiro do ano que vem. Ou seja, a parceria entre Santos e Umbro deverá valer a partir de março de 2018.

Santos e SPR mantêm parceria desde 2015. O clube paulista deixou o aporte da Nike para ter a marca da Kappa, em um contrato diferente do que é usualmente fechado. A diretoria santista abriu mão de um valor fixo de patrocínio para ter uma quantia maior de royalties sobre a venda de cada unidade vendida.

O plano do time era assumir o risco para ter uma quantia maior a cada ano. Publicamente, o clube declarou que ganharia R$ 8 milhões anuais com a SPR e a Kappa. A prática, no entanto, não foi tão bem-sucedida assim. Na última temporada, o repasse ao Santos foi de R$ 4 milhões, metade do que era desejado pelo clube. Na época, a proposta era uma resposta à relação ruim entre o time e a parceria entre Nike e Netshoes.

O acordo com a Umbro deverá ser uma das últimas medidas do presidente santista Modesto Roma Júnior. A gestão do dirigente irá até dezembro deste ano e, por regra do clube, ele precisa de permissão do conselho para realizar negociações de jogadores quando faltam três meses para o fim do mandato. Mas, no caso de patrocínio, não existe essa necessidade, e o mandatário terá liberdade para encaminhar um novo acordo comercial.

Caso assine o contrato com o Santos, a Umbro aumentará o domínio que mantém na elite do futebol brasileiro. Atualmente, sete clubes da Série A carregam o logotipo da marca inglesa no uniforme: Atlético Paranaense, Avaí, Bahia, Chapecoense, Cruzeiro, Grêmio e Vasco.


Notícia Santos Kappa Umbro