Respostas claras, sempre diretas e autoconfiantes. Autonomia para criticar até mesmo a equipe que deve representar no próximo ano. Na última sexta-feira, na entrevista coletiva em que anunciou que estará na Fórmula 1 em 2010, o piloto paulistano Lucas di Grassi chamou atenção por seu comportamento decidido. E curiosamente, esse foi um dos atributos que viabilizaram o ingresso dele na categoria. Di Grassi estará na Fórmula 1 graças a um contrato de patrocínio com a Clear, marca de xampu do grupo Unilever que apoiará o piloto e sua equipe. O anúncio da escuderia em que o paulistano correrá será feito apenas nesta semana, mas a imprensa europeia já divulgou na última semana que ele acertou com a Manor/Virgin. Na sexta-feira, Di Grassi confirmou apenas que correrá em uma das quatro equipes novatas da Fórmula 1 em 2010 (as outras são USF1, Lotus e Campos, do também brasileiro Bruno Senna). Mas quando foi questionado sobre o potencial dessas escuderias, não adotou um discurso político. ?A USF1 é a grande incógnita. Eles têm uma base dividida entre Estados Unidos e Inglaterra, o que é um modelo novo, e pouca coisa foi revelada até o momento. A Campos tem muita gente experiente, que já era da Fórmula 1, mas parece estar enfrentando um problema com o budget para a temporada. A Manor tem uma empresa gigante por trás, que é a Virgin, mas me preocupa o fato de eles não usarem túnel de vento no desenvolvimento dos carros. O projeto sai do computador praticamente direto para as pistas?, disse o piloto. A postura incisiva aproxima Di Grassi de outra aposta da Clear. A marca de xampu tem o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, como embaixador mundial. Na próxima temporada, com o ingresso da marca na Fórmula 1 e a realização da Copa do Mundo da África do Sul, os dois devem polarizar a publicidade do produto no Brasil. ?Os dois são autoconfiantes, bonitos e têm bom cabelo. O Lucas é um piloto jovem, que transmite uma sedução que é importante para a marca?, contou Erik Galardi, diretor de marketing da Unilever. Clear é um xampu direcionado ao público masculino. Lançado no Brasil há cerca de dois anos, é o terceiro colocado em volume de vendas no mercado atualmente (tem 8% de participação em um segmento liderado pela Seda, outra marca da Unilever). Segundo uma pesquisa feita pela Unilever, 95% dos homens não têm uma marca preferida de xampu. Portanto, a marca buscou plataformas de comunicação que a aproximem desse público, mas que tenham características definidas: tecnologia, desempenho e personalidade. ?Eu sou um aficionado por automobilismo e vejo a qualidade do Lucas, que é um piloto muito regular e tem tudo para se consolidar na Fórmula 1. Escolhemos o esporte como forma de falar com os homens, e buscamos duas plataformas que transmitem tecnologia, performance e sedução. Esses são os atributos que nós buscamos?, confirmou Galardi.


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