Foto: Reprodução / Site (conmebol.com)

O Mineirão encaminhou oficialmente à Conmebol uma proposta para receber uma eventual final única da Copa Libertadores em 2019. A entidade que comanda o futebol sul-americano estuda a possibilidade de copiar o formato da Liga dos Campeões, cuja final é disputada em jogo único em um estádio revelado antes da competição ter início.

De acordo com a imprensa mineira, a proposta foi feita por Castellar Modesto Guimarães Neto, presidente da Federação Mineira de Futebol, e Ludmila Ximenes Resende, diretora de relações institucionais do Mineirão. Os dois foram à sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, e entregaram a proposta diretamente ao presidente da entidade, Alejandro Domínguez.

A Conmebol analisa já há algum tempo a possibilidade da final em jogo único. A decisão pode sair em breve, mas caso a mudança seja aprovada, não valerá para 2018, quando a final permanecerá sendo disputada em jogos de ida e volta.

Na Europa, a ideia de final em jogo único é considerada um sucesso. Tanto a Liga dos Campeões como a Liga Europa adotam a tática. Patrocinadores dos torneios e também dos clubes que chegam à decisão costumam ter um bom tempo a partir das semifinais para focar todos os esforços para um único dia em que se sabe, de um jeito ou de outro, seja no tempo normal, na prorrogação ou nos pênaltis, que dali sairá o campeão.

O Mineirão, que foi totalmente reformado para a Copa do Mundo de 2014, não é o primeiro a deixar claro de forma oficial que quer receber a eventual final única. Alguns meses atrás, o embaixador do Equador no Paraguai, José Enrique Nuñez Tamayo, já havia anunciado a candidatura de Quito, apesar de não ter especificado um estádio. A Conmebol revelou que pelo menos outras duas cidades já teriam feito propostas de maneira extraoficial para receber a eventual partida.


Notícia Mineirão Libertadores Liga dos Campeões final jogo único

Número do dia

15 milhões

de euros anuais pagará a Qatar Airways pelos naming rights das etapas de Paris, Nova York, Roma e Berlim da Fórmula E.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Under Armour avança no Nordeste e fecha com Sport
2Valle Express mira expansão de franquias com Fluminense
3Copa do Brasil fecha patrocínio máster com casa de apostas on-line Bodog
4Com Yahoo, Verizon leva transmissão da NBA a celulares
5Empresa de bicicletas impede que Messi registre marca própria
6Leeds United é adquirido por executivo italiano
7Netflix divulga data de estreia de documentário/série sobre a Juventus
8De olho na Olimpíada de 2020, Oi foca investimentos no surfe e no skate
9Com Crefisa, Palmeiras é top 10 entre camisas mais caras do mundo
10Análise: Manutenção dos Estaduais é constrangedor para futebol