Fabinho, do Monaco, líder do Campeonato Francês

A Ligue 1 da França contratou a agência Havas SE para tentar vender os naming rights do Campeonato Francês. Em 2015, o trabalho esteve a cargo da gigante Dentsu Aegis. O objetivo é atrair uma parceira comercial para o torneio, já que a Ligue 2, equivalente à segunda divisão francesa, já negociou o title sponsor do torneio com a cadeia de pizzarias Domino’s.

“Estamos muito contentes e orgulhosos por sermos chamados por nosso conhecimento e experiência para ajudar a LFP [Liga de Futebol Profissional] a ser o meio de comunicação mais potente da França”, afirmou Stéphane Guerry, presidente da Havas SE, sobre um torneio que hoje conta com 180 milhões de telespectadores por temporada. A competição conta com mais de oito milhões de torcedores nos estádios por ano.

A empresa considera que o torneio tem um alto potencial de crescimento depois que o novo contrato de TV assegurou a visibilidade em 216 países ou territórios e uma audiência potencial de 480 milhões de pessoas.

Além disso, é uma das poucas ligas que quer explorar esse ativo. A Premier League viu o fim do contrato com a Barclays na última temporada e decidiu não colocar ninguém em seu lugar. Bundesliga também não negocia o title sponsor do Campeonato Alemão.

As exceções são a liga espanhola, que viu o fim do contrato com o BBVA e colocou outro banco, o Santander, em seu lugar pelos próximos três campeonatos. Já a Série A italiana negociou esse direito para a TIM.

Na França, entre 2008 e 2012, os naming rights estiveram com a Orange, mas o grupo de telecomunicações decidiu não renovar o compromisso e se concentrar no patrocínio à Confederação Africana de Futebol.

Em setembro, o diário L               ‘Equipe assegurou que a operadora SFR havia mostrado interesse em adquirir a propriedade por € 15 milhões por temporada. As negociações, porém, não foram adiante. 


Notícia Monaco Title Sponsor Ligue 1 França

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Conar suspende campanha de sócios do Flamengo
2Em parceria com Guarulhos, Corinthians anuncia time masculino de vôlei
3Com Djokovic, Lacoste volta a ter presença no tênis
4Athletic Bilbao troca Nike por New Balance
5Dono do Olympiacos compra Nottingham Forest
6Análise: Qual o limite para o marketing no esporte?
7COB acerta contrato com fornecedora de equipamentos de treino
8Clubes apostam em planos populares para atrair sócios
9Superliga Chinesa renova contrato de title sponsor
10Inter estreia em casa com campanhas do clube e da Nike