A criação da Premier League e as mudanças que a competição provocou no futebol inglês serão temas de um documentário. O vídeo será lançado no início do próximo ano, entre fevereiro e março, e será focado no cenário que originou o novo formato.

O atual modelo da Premier League só foi colocado em prática a partir de 1992. Esse formato, reação de dirigentes locais a uma crise vivida pelo futebol inglês, consolidou-se em uma reunião entre representantes da emissora ITV e de cinco dos principais clubes do país (Arsenal, Chelsea, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham).

Esse jantar será o ápice do vídeo, que terá como título “The night that changeded the football forever” (“A noite que mudou o futebol para sempre”, em tradução livre). Ainda não existe previsão de lançamento do documentário no Brasil.

Nesta segunda-feira, um trecho do documentário foi exibido ao público presente na feira internacional Soccerex, que está sendo realizada no Rio de Janeiro. O teaser foi uma das principais atrações da palestra de David Dein, ex-vice-presidente do Arsenal e da Football Association (FA) e um dos artífices da Premier League.

Dein fez uma palestra em que mostrou a situação de caos do futebol inglês pré-criação da Premier League e explicou o contexto histórico de criação da competição. Além disso, comparou resultados da modalidade no país na época em que o novo modelo foi adotado e atualmente.

Em 1992, o Campeonato Inglês era o nono colocado em um ranking da Uefa sobre as ligas do Velho Continente. Além disso, era transmitido apenas no Reino Unido, teve 64% de lotação nos estádios e gerou 46 milhões de libras (R$ 126,5 milhões) de faturamento.

A situação mudou radicalmente em menos de dez anos. Na temporada passada, de acordo com Dein, a Premier League atingiu 92% de lotação nos estádios, foi exibida em 210 países (98 parceiros de transmissão) e obteve receita de 1,25 bilhão de libras (R$ 3,4 bilhões).

“Houve uma revolução no futebol inglês desde a Premier League, e os números confirmam isso. Criamos uma competição que é, sem dúvida, um enorme caso de sucesso”, analisou Dein.


Notícia Campeonato Ingles Futebol Internacional Premier League Marketing