Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (13), Neymar foi anunciado pela Gol como novo contratado da marca. Em quatro meses deste ano de Copa do Mundo, é a quarta marca diferente a anunciar acordo com o atleta (TCL, McDonald's e MasterCard foram as outras parcerias fechada neste 2018).

Mas, para tentar fugir do óbvio, a companhia aérea decidiu investir no bom humor e em diversos outros personagens para não precisar usar diretamente a imagem de Neymar.

Em vez do rosto do camisa 10 do Brasil, a Gol terá como garotos-propagandas o amigo do jogador Gil Cebola; o sósia oficial, Gabriel Lucas; Alan, camisa 10 da seleção sub-17 do Brasil; e um bebê que tem o nome do jogador.

Foto: Reprodução

Seis peças publicitárias foram criadas pela agência AlmapBBDO para a campanha. Nelas, apesar de o rosto de Neymar não aparecer, a todo momento são feitas referências ao jogador, seja em desenhos ou em fotografias. Além disso, a locução fala o nome dele todo o tempo e relaciona situações vividas pelos personagens a serviços oferecidos pela Gol em seus voos. A publicidade também fala a todo instante da importância de Neymar treinar em 2018, apropriando-se da Copa do Mundo, que não é patrocinada pela Gol.

“Mais do que transportar o maior número de passageiros por ano no país, a Gol acredita em tempo bem aproveitado e, para isso, busca valorizar todos os momentos da viagem, proporcionando ao cliente a melhor experiência. Usar o tempo do Neymar de forma inteligente foi o jeito que encontramos de estarmos todos juntos com a seleção e fazer a torcida gritar muito o nosso nome”, disse Mauricio Parise, diretor de marketing da Gol, que, na sexta-feira (13), fez um evento na CBF para anunciar a parceria.

Com a overdose de Neymar na mídia por conta da Copa, a estratégia das empresas começa a ser a de tentar diferenciar-se na hora de apresentar o jogador. A MasterCard, recentemente, usou o craque brasileiro ao lado de Lionel Messi em campanha. Já o McDonald's contratou o filho do jogador para contracenar com ele na campanha que levará 11 crianças ao Mundial da Rússia.

“Está no DNA da companhia usar a inteligência em favor das pessoas. Ao contratar o Neymar e não usar [sua imagem] para que ele possa treinar, materializamos a proposta da marca também na comunicação. Isso tudo sem deixar de explorar todos os serviços que sustentam essa ideia durante a experiência de viagem Gol”, disse João Gabriel Fernandes, vice-presidente de planejamento da AlmapBBDO, que assina a campanha.

Além de conseguir fugir do óbvio, a ação da Gol dribla a falta de tempo para poder filmar com Neymar, que, além das campanhas próprias, tem compromissos assumidos pelo PSG, seu time.


Notícia Neymar Gol campanha Copa do Mundo Rússia 2018 AlmapBBDO companhia aérea seleção brasileira