Após números baixos nos últimos anos, a Globo e a Bandeirantes não irão transmitir Campeonato Estadual no sábado de Carnaval. A emissora carioca ficará com o Caldeirão do Huck, enquanto a paulista transmitirá o Band Folia.

Há um bom motivo para as emissoras ignorarem a presença de Corinthians, Santos e Botafogo na faixa das 17 horas de sábado. Nas temporadas anteriores, os jogos no fim de semana do carnaval sempre tiveram audiência abaixo da média. Muitas vezes, o número foi o pior de toda a temporada de futebol.

Em 2014, as emissoras não precisaram se preocupar com a situação; os clubes grandes não atuaram no fim de semana de carnaval. Em 2013, por outro lado, uma amostra do quão baixo era o apelo da data. Em São Paulo, a partida entre Guarani e São Paulo rendeu apenas nove pontos de média à Globo. Em partidas envolvendo clubes, apenas a Série B deu Ibope de um único dígito à emissora; os jogos também foram no sábado.

Em 2012, o jogo entre São Caetano e Corinthians pelo Paulista teve o mesmo efeito. Com 11,5 pontos, foi a pior pontuação da temporada na Globo. Com a Band, os números também não evoluem. Nessa ocasião, a emissora ficou com apenas três pontos.

Ainda assim, a emissora paulista não ignorará completamente o futebol. No sábado à noite, a emissora exibirá um VT dos jogos dos estaduais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em seguida, o Band Folia voltará ao ar.

Para a Globo, haverá um alívio com o futebol logo em seguida. Na quarta-feira de cinzas, a emissora transmitirá o jogo entre Corinthians e São Paulo, pela Copa Bridgestone Libertadores. Pela expectativa do duelo e pela exclusividade da exibição na televisão aberta, o evento deve contar com Ibope alto.    


Notícia Audiência Globo Band Estaduais