Gianluca Vialli (à esquerda) e Fausto Zanetton (à direita) são os idealizadores da Tifosy. Foto: Reprodução / Twitter (@fzanetton)

O ex-atacante italiano Gianluca Vialli se tornou o símbolo de uma nova ideia (que não é tão nova assim) no mundo do esporte. Ele colocou em prática um projeto de crowdfunding do esporte.

A ideia do ex-atacante de Sampdoria, Juventus, Chelsea e seleção italiana baseia-se no fato de que muitas vezes os clubes de futebol afundam em dívidas gigantescas por não conseguirem pagar o que devem e não entrarem em acordo com os bancos. Para Vialli, a solução pode estar nos próprios torcedores de cada time.

Em uma entrevista para o Financial Times, Vialli afirmou que o sistema pode acabar com dois problemas do esporte atual: "o financiamento e a pouca conexão entre os clubes e seus torcedores".

Com esse pensamento, o ex-jogador, que hoje atua como comentarista do canal Sky Sports Itália, uniu-se a Fausto Zanetton, ex-funcionário dos bancos de investimentos Goldman Sachs e Morgan Stanley, para criar a Tifosy, uma espécie de plataforma de crowdfunding especializada em esportes.

Foto: Reprodução / Twitter (@fzanetton)

Na página de Zanetton no Linkedin, ele afirma que "ajudamos os clubes a angariar fundos on-line, conectando-os à sua base global de fãs. Nossa missão é permitir que todos invistam no esporte de forma justa e transparente. Chamamos isso de Fanfunding".

A ideia da Tifosy é permitir aos clubes as opções habituais de micropatrocínios, como entrega de ações, emissão de bônus por montante reduzido ou até a entrega de presentes ou descontos em serviços, em troca da contribuição de recursos.

Um dos clientes de Vialli e Zanetton é o Stevenage FC, da Liga de Futebol Inglesa. O clube conseguiu 600 mil libras com uma emissão de títulos para indivíduos que servirão para a construção de um novo setor de arquibancadas no estádio do clube. Fulham, Coventry City e vários clubes da Serie B da Itália também já conversam com a Tifosy.

Na verdade, a ideia da Tifosy não é novidade, pois já existem portais deste tipo voltados para o esporte. Algumas entidades esportivas, como o Espanyol e a rede de academias DiR, já optaram por esta fórmula para algumas iniciativas específicas. 


Notícia crowdfunding Tifosy Zanetton Vialli esporte fanfunding

Número do dia

10 milhões

de reais espera faturar o São Paulo com o aluguel do estádio do Morumbi para shows musicais no segundo semestre deste ano.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Adidas supera Jordan e persegue Nike em vendas de tênis nos EUA
2Relatório: Quase metade das franquias da NBA perde dinheiro
3Neymar vende 4 mil camisas por dia desde que chegou ao PSG
4COB apresenta Peak, que premiará atletas com medalhas
5Análise: PSG não conseguirá mensurar sucesso de Neymar
6Máquina promove "Café com Medalha" na Bahia
7Trio Alimentos fecha com principal prova de ciclismo da América Latina em SP
8Nike lança novas camisas da NBA e inova com aplicativo conectado
9Ministério do Esporte terá corte de 87% do orçamento, diz blog
10Fluminense celebra números em série de ações nas redes