Gianluca Vialli (à esquerda) e Fausto Zanetton (à direita) são os idealizadores da Tifosy. Foto: Reprodução / Twitter (@fzanetton)

O ex-atacante italiano Gianluca Vialli se tornou o símbolo de uma nova ideia (que não é tão nova assim) no mundo do esporte. Ele colocou em prática um projeto de crowdfunding do esporte.

A ideia do ex-atacante de Sampdoria, Juventus, Chelsea e seleção italiana baseia-se no fato de que muitas vezes os clubes de futebol afundam em dívidas gigantescas por não conseguirem pagar o que devem e não entrarem em acordo com os bancos. Para Vialli, a solução pode estar nos próprios torcedores de cada time.

Em uma entrevista para o Financial Times, Vialli afirmou que o sistema pode acabar com dois problemas do esporte atual: "o financiamento e a pouca conexão entre os clubes e seus torcedores".

Com esse pensamento, o ex-jogador, que hoje atua como comentarista do canal Sky Sports Itália, uniu-se a Fausto Zanetton, ex-funcionário dos bancos de investimentos Goldman Sachs e Morgan Stanley, para criar a Tifosy, uma espécie de plataforma de crowdfunding especializada em esportes.

Foto: Reprodução / Twitter (@fzanetton)

Na página de Zanetton no Linkedin, ele afirma que "ajudamos os clubes a angariar fundos on-line, conectando-os à sua base global de fãs. Nossa missão é permitir que todos invistam no esporte de forma justa e transparente. Chamamos isso de Fanfunding".

A ideia da Tifosy é permitir aos clubes as opções habituais de micropatrocínios, como entrega de ações, emissão de bônus por montante reduzido ou até a entrega de presentes ou descontos em serviços, em troca da contribuição de recursos.

Um dos clientes de Vialli e Zanetton é o Stevenage FC, da Liga de Futebol Inglesa. O clube conseguiu 600 mil libras com uma emissão de títulos para indivíduos que servirão para a construção de um novo setor de arquibancadas no estádio do clube. Fulham, Coventry City e vários clubes da Serie B da Itália também já conversam com a Tifosy.

Na verdade, a ideia da Tifosy não é novidade, pois já existem portais deste tipo voltados para o esporte. Algumas entidades esportivas, como o Espanyol e a rede de academias DiR, já optaram por esta fórmula para algumas iniciativas específicas. 


Notícia crowdfunding Tifosy Zanetton Vialli esporte fanfunding

Número do dia

9 milhões

de reais é o valor estimado dos aparelhos de ginástica que foram instalados no Parque Olímpico e serão usados por atletas profissionais.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Por reputação mundial, Petrobras retorna à F1 com a McLaren
2Bayern de Munique substitui parceria com Lufthansa por Qatar Airways
3Brasil Open fecha com quatro emissoras
4Análise: Neymar não precisava de acordo com a Globo
5Cruzeiro resgata apelido e faz campanha por Libertadores
6Jogos de Inverno terão maior transmissão da história no Brasil
7Fundo chinês assume controle do grupo multimídia Mediapro
8Santos refaz acordo com Umbro, que vestirá clube até 2020
9Rede de fast-food argentina fecha com AFA para Copa do Mundo
10SporTV e Samsung fazem parceria e terão aplicativo em 4K para Copa 2018