Zincha, a raposa que irá animar a Copa América-2015

Os organizadores da Eurocopa-2016 e da Copa América-2016 divulgaram os nomes oficiais, escolhidos pelo público, das mascotes dos dois eventos. O garotinho que representa o torneio entre seleções da Europa ganhou o nome de Super Victor. Já a raposa que irá animar os torcedores durante a competição entre países da América ganhou a alcunha de Zincha.

“O nome Super Victor se baseia na ideia de vitória e faz referência aos superpoderes que o  menino conseguiu quando encontrou sua capa mágica, suas botas e a bola”, afirmou a Uefa em um comunicado.

O nome, que já possui conta própria no Twitter (@SuperVictor), foi escolhido em eleição, aberta a todos os internautas, com 51.781 votos, à frente de Goalix (29.331) e Driblou (26.678). Dos que votaram no nome Super Victor, 24 mil moram na França. A Eurocopa será disputada de 10 de junho a 10 de julho de 2016, em dez cidades.

Já o Zincha foi escolhido por votação apenas entre os torcedores do Chile, sede da Copa América de 2015. O nome, uma mistura de raposa (zorro, em espanhol) e hincha (torcedor), obteve 47,1% dos votos. Andi, que homenageia a Cordilheira do Andes, foi o segundo colocado, com 27,2%. Já Kul, que se refere a culpeo, família a qual pertence o animal e também ao kultrun, tambor cerimonial da cultura Mapuche (povo indígena do sul do Chile), foi o preferido por apenas 25,2% do público.

A próxima edição da Copa América será de 11 de junho a 4 de julho. O Brasil está no Grupo C, e enfrenta Colômbia, Peru e Venezuela. 


Notícia Mascote Eurocopa Copa América Super Victor Zincha