O Sindicato dos Atletas de São Paulo mantém um curioso projeto: o Expressão Paulista, um time focado na recolocação de jogadores no mercado. Entre oscilações na sustentabilidade da equipe, o plano completou dez anos e, mais consolidado, a organização busca agora o primeiro patrocinador mais forte, um fornecedor de material esportivo.

Quem está por trás do Expressão Paulista é Luiz Eduardo Pinella, ex-zagueiro do Corinthians nos anos 1980. A ideia surgiu de uma dificuldade vivida pelo atleta após a saída do time paulista, quando não teve como manter o ritmo de jogo até achar uma nova equipe.

“Contamos hoje com um elenco de 30 jogadores. Não temos a pretensão de recolocar todos eles em novas equipes, mas sim de aumentar as chances deles quando eles estão parados”, cravou o ex-atleta à Máquina do Esporte.

O problema é que o projeto ganhou custos mais recentemente. Hoje, o Expressão tem comissão técnica, um novo campo para treinar e deslocamentos para disputar amistosos. Por outro lado, além de maior estabilidade, o time tem ganhado maior visibilidade nos últimos meses, com amistosos contra a Portuguesa e até a presença do goleiro Deola, que tinha contrato com o Palmeiras até 2016.

“Nós precisamos de verba. Um patrocínio com foco nesse lado social do projeto. E se conseguíssemos material esportivo já seria um grande negócio para o time”, explicou Pinella.

Se a estrutura de jogo está profissionalizada no Expressão, os negócios ainda são feitos de maneira pouco convencional. Hoje, o time do sindicato tem se aproximado do mercado por meio da ajuda de alguns jogadores de grandes equipes, que, de favor, levam o projeto para seus patrocinadores pessoais.


Notícia Expressão Paulista Sindicato dos Atletas

Número do dia

900 milhões

de euros deve faturar o Barcelona neste ano, um incremento de 40% em relação à temporada passada; meta é de chegar a 1 bilhão em 2021.

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Copa do Nordeste é primeiro torneio do continente a ter produtos licenciados
2Desodorante Axe, da Unilever, fecha com rivais Boca Juniors e River Plate
3Patrocínio da Petrobras é destaque em lançamento de novo carro da McLaren
4Centauro patrocina amistoso do Barcelona em Pernambuco
5Osasuna fecha com Hummel e é mais um a substituir Adidas
6Band abre mão de Copa, que só terá Globo na TV aberta
7Alfa Romeo Sauber acerta patrocínio da Claro na F1
8Empresa de bebidas energéticas pode comprar Force India, da F1
9Jogos de Inverno terão maior transmissão da história no Brasil
10Santos faz ação inteligente e usa Dodô errado para anunciar Dodô certo