A CBF reuniu em Assembleia dirigentes das 27 federações de futebol do Brasil para apresentar o balanço financeiro de 2016. Com faturamento de R$ 647 milhões, a confederação chegou à maior receita de sua história.

Os números foram celebrados pela entidade especialmente pela crise econômica que vive o país. No total, o superávit da CBF foi de R$ 44 milhões, inferior aos números dos últimos anos. Em 2015, por exemplo, o lucro da entidade ficou em R$ 137 milhões.

O principal motivador do aumento de receita foi o incremento no valor de patrocínio. A CBF faturou R$ 411 milhões com seus parceiros comerciais. Em comparação, em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, a entidade teve receita de R$ 359 milhões com aportes.

Procurada pela Máquina do Esporte, a comunicação da CBF afirmou que o relatório público sobre as finanças da entidade será publicado até o fim do mês. No documento, deverá ter a explicação do aumento de valor nos patrocínios à Confederação Brasileira de Futebol.

No último ano, a maior novidade entre os parceiros da CBF foi a Cimed. No meio de 2015, a entidade também havia fechado com a Ultrafarma. Por outro lado, nesse período, marcas como Samsung e Gillette deixaram de patrocinar a confederação.

A segunda fonte de receita da CBF em 2016 foram os direitos de transmissão, em valor que chegou a R$ 117 milhões na última temporada.


Notícia CBF Finanças

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Conar suspende campanha de sócios do Flamengo
2Em parceria com Guarulhos, Corinthians anuncia time masculino de vôlei
3Com Djokovic, Lacoste volta a ter presença no tênis
4Athletic Bilbao troca Nike por New Balance
5Dono do Olympiacos compra Nottingham Forest
6Análise: Qual o limite para o marketing no esporte?
7COB acerta contrato com fornecedora de equipamentos de treino
8Clubes apostam em planos populares para atrair sócios
9Inter estreia em casa com campanhas do clube e da Nike
10Superliga Chinesa renova contrato de title sponsor