A Adidas gerou atrito com dois dos seus times patrocinados no Brasil. Ao entrar na polêmica do título brasileiro de 1987, a empresa acabou irritando os torcedores do Flamengo e do Sport. O time pernambucano chegou a lançar uma nota oficial em repressão ao posicionamento de seu próprio parceiro.

O problema começou na última semana, quando a Adidas lançou o novo uniforme do Sport com a frase “O Brasil é Teu” estampada nas costas. As palavras fazem referência à capa de 1987 do “Diário de Pernambuco”, que exalta o título brasileiro do clube, inclusive com a imagem do Troféu Copa Brasil, a popular Taça das Bolinhas.

A polêmica ganhou corpo após a publicação da Máquina do Esporte, que destacou o termo “provocação” para se referir ao lançamento da Adidas. A empresa chegou até a pedir para que o título da matéria fosse alterado.

O posicionamento da empresa alemã com o lançamento da camisa do Sport irritou torcedores do Flamengo. Ao longo do fim de semana e na segunda-feira (15), a empresa recebeu diversas mensagens com insultos de torcedores em suas redes sociais, que reclamaram enfaticamente do fato de a parceira do time ter declarado o rival como campeão de 1987.

A Adidas não se pronunciou oficialmente sobre a polêmica, mas respondeu a vários seguidores no Twitter. A empresa afirmou aos internautas que era “óbvio” que não havia provocação e que a companhia não se posicionava sobre a polêmica. Quanto ao título dado à publicação pela Máquina do Esporte, a empresa usou o termo “inverdade”. Em uma das mensagens, chega a dizer que considera ambas as equipes campeãs em 1987.

O problema é que as declarações online irritaram também o Sport. A direção do time, então, soltou uma nota oficial no fim da segunda-feira (15) para afirmar que tomará “medidas cabíveis” perante a “Adidas e o poder judiciário” para que seja respeitada a decisão do Superior Tribunal Federal. O clube pernambucano afirmou que a declaração da Adidas no Twitter foi “infeliz”, ainda que não tenha especificado a frase que causou o incômodo.

O STF foi quem ressuscitou a polêmica ao negar, em abril, um recurso do Flamengo e declarar, de forma definitiva, o Sport como Campeão Brasileiro de 1987. Nos dias seguintes, os dois clubes trocaram provocações em declarações do presidente do time pernambucano e em mensagens da equipe carioca nas suas redes sociais oficiais.


Notícia Flamengo Sport Adidas

Número do dia

R$ 510 mi

Foi a arrecadação do Flamengo em 2016; cerca de 60% desse valor foi com verba de televisão (R$ 297 milhões)

Autoline

Patrocinado por



Boletim
Capa Boletim Boletim Máquina do Esporte

Receba o Boletim Máquina do Esporte por email

Cadastre-se Agora

Mais lidas

1Flamengo e NBS refutam indicação do Conar
2Em parceria com Guarulhos, Corinthians anuncia time masculino de vôlei
3Conar suspende campanha de sócios do Flamengo
4Athletic Bilbao troca Nike por New Balance
5Globo celebra números recordes do Cartola FC
6Com Djokovic, Lacoste volta a ter presença no tênis
7Análise: Ainda é preciso abrir a caixa preta do futebol
8Polícia prende dirigente na Espanha e investigação ameaça Ricardo Teixeira
9COI admite conceder sedes de 2024 e 2028 a Paris e Los Angeles
10Pepsi anuncia show do Black Eyed Peas na Liga dos Campeões